fbpx
DiaaDiaES.com.br
Vacinação em sistema drive thru em Cachoeiro. Foto: Márcia Leal/PMCI
Cachoeiro Geral

Vacina contra a gripe acaba e Cachoeiro interrompe campanha

A campanha nacional de vacinação contra gripe (influenza) em Cachoeiro de Itapemirim mal começou e já teve que ser interrompida. Isso porque em meio à crise provocada pela pandemia de coronavírus, o governo federal enfrenta uma dificuldade logística de envio de novas doses.

De acordo com a prefeitura, a previsão é de que novas vacinas cheguem ao município em breve.
Nos dois primeiros dias de campanha em Cachoeiro, cerca de 13 mil pessoas foram vacinadas nas 32 unidades básicas de saúde (UBS) e nos demais pontos de vacinação estabelecidos no município.

Houve a possibilidade, inclusive, de vacinação por drive thru, em que o paciente toma a dose dentro do carro. Mais de 800 profissionais de saúde trabalharam no atendimento.

A campanha é realizada em três etapas, cujas datas estão mantidas. A primeira, iniciada nesta segunda-feira (23), abrange idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde. A segunda etapa começará no dia 16 de abril e incluirá professores; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais.

Crianças

A terceira etapa se dará a partir do dia 9 de maio, compreendendo crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas; adolescentes e jovens do sistema socioeducativo; presidiários e funcionários do sistema prisional; adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

“Infelizmente, tivemos esse contratempo com o Ministério da Saúde, mas não é necessário que as pessoas entrem em pânico. Até aqui, a campanha já é um grande sucesso e todas as pessoas que precisam serão imunizadas no devido tempo”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Vacinas de rotina suspensas

Por recomendação do Ministério da Saúde e da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), estão suspensas as vacinas de rotina até 15 de abril, em todas as unidades de saúde e na Sala de Vacinas do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG).

A medida se faz necessária em virtude das ações preventivas em relação ao novo coronavírus. Serão mantidos os serviços de vacinação antirrábica e dos casos de tétano acidental em ferimentos, na UPA do Marbrasa e no PPG, por se tratarem de casos de urgência.

Prevenção ao coronavírus

• Lavar as mãos, frequentemente, por, pelo menos, 20 segundos com água e sabão.
• Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização.
• Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal.
• Limpar, regularmente, o ambiente e mantê-lo ventilado.

Carregando....