DiaaDiaES.com.br
Dona Leopa morou em Cachoeiro na juventude. Nos últimos anos, vivia em Cariacica. Foto: Antonio Cosme/Jornal A Tribuna

TRE agradece Dona Leopa por seu exemplo de incentivo ao voto

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo fez uma homenagem a Leopoldina Nascimento, mais conhecida como Dona Leopa, a eleitora mais idosa do Estado, que morreu nesta sexta-feira (9), de causas naturais, em Cariacica.

O Tribunal reconheceu o papel de Dona Leopa como incentivadora do voto e destacou sua alegria. Desde 1986, quando emitiu seu título de eleitor, ela votou em todas as eleições, menos no referendo de 2005, quando justificou sua ausência.

Leia mais: Eleitora mais idosa do Estado, Dona Leopa morre aos 115 anos

A nota do TRE termina dizendo que todos sentirão falta da eleitora no próximo dia 15 de novembro, quando acontecerá o primeiro turno das eleições municipais,

Confira a íntegra da homenagem do TRE

“Leopoldina Nascimento, conhecida como Dona Leopa, sempre abria um sorriso quando falava sobre a importância de votar. Negra, filha de escravos, morava em um lar para idosos em Cariacica. Mas, em todas as eleições ela fazia questão de exercer seu direito e registrava sua escolha. Infelizmente, não poderá comparecer à uma sessão eleitoral. Dona Leopa faleceu nesta sexta-feira (09), de causas naturais, aos 115 anos.

Nascida em Marechal Floriano, em 17 de agosto de 1905, foi alfabetizada graças ao esforço de seu pai, que valorizava a educação. Dona Leopa não se casou e não teve filhos.
Sua história chamou a atenção dos principais veículos de comunicação do Estado que sempre entrevistavam a alegre senhora nas proximidades de uma eleição.

E com um sorriso no rosto – sua marca registrada – ela fazia questão de destacar a importância de votar. Desde 1986, quando emitiu seu título de eleitor, dona Leopa votou em todas as eleições, menos no referendo de 2005, quando justificou sua ausência.

Dona Leopa, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo agradece imensamente por seu exemplo e sua dedicação em todos esses anos à Justiça Eleitoral. Sentiremos sua falta no próximo dia 15 de novembro!”

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: