24.7 C
Vitória
sexta-feira - 20 de setembro de 2019
DiaaDiaES.com.br

Toneladas de laranja apreendidas são jogadas fora em aterro sanitário de Cachoeiro

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra que 17,5 toneladas de laranjas foram parar no lixo, em Cachoeiro. A carga foi apreendida no último domingo (8) por falta de um documento chamado Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).

As laranjas foram descartadas na última terça-feira (10), no aterro sanitário do município, no distrito de São Joaquim. A carga seguia de São Paulo com destino a Cariacica e foi apreendida por uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) na divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro.

Controle de doenças

Por nota, o Idaf informou que o PTV busca evitar a entrada no Estado de doenças de importância econômica, como o Moko (que ataca a lavoura de banana), o cancro cítrico e o greening (que ataca lavouras de laranja, tangerina, lima e limão).

Segundo a Lei Estadual 10.576, de 19 de agosto de 2016, não havendo possibilidade de assegurar a sanidade fitossanitária da carga, ela deve ser destruída.

“Quando existe a possibilidade de aproveitamento da carga apreendida, o Idaf busca instituições para doação, ou o aproveitamento do material para produção de farelo, utilizado na produção de ração animal. Porém sem a documentação que certifique a qualidade fitossanitária, torna-se prioridade a segurança das lavouras capixabas, garantida apenas por meio da destruição total dos frutos”, informou.

O que é greening

De acordo com o Idaf, greening é a praga da cultura do citros de maior importância no mundo por ser de difícil controle e rápida disseminação, trazendo grandes prejuízos à lavoura. É causada por uma bactéria que obstrui os vasos condutores de seiva, dificultando a nutrição da planta.

“Não há ocorrência de greening no Espírito Santo, e isso é um reflexo direto da atuação da fiscalização do Idaf, pois e a manutenção desse status é extremamente importante para preservar a citricultura capixaba”, informou o instituto.

Leia Também...

Usina da BRK Ambiental em Cachoeiro é pioneira em geração de energia solar

Andréia Pegoretti

Produtores rurais de Cachoeiro visitam circuito turístico em Anchieta e já planejam projeto em São Vicente

Camila Soares

Projeto vai implantar hortas em escolas municipais de Cachoeiro

DiaaDiaES.com.br
Carregando....