qua 24/abril/2024 20:47
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Clientes do lado de fora do supermercado Casagrande esperam seus acompanhantes fazerem compras. Foto: Daniel de Paula

Supermercados limitam entrada de clientes em Cachoeiro

Daniel de Paula Souza

Os supermercados de Cachoeiro terão de limitar o acesso de clientes e criar um horário específico para atendimento de idosos. A determinação é da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, que reviu na última terça-feira (24) a forma de controle de entrada das pessoas com mais de 60 anos nesses estabelecimentos, definida por decreto na segunda-feira (23), com o objetivo de protegê-las dos riscos de contágio pelo novo coronavírus.

Outra alteração para os supermercadistas é admitir o ingresso de pessoas até o limite de 40% da capacidade do estabelecimento. A prefeitura ainda mudou a regra para atendimento nos caixas, ampliando de três para cinco o limite de pessoas por caixa aberto.

“Flexibilizamos algumas das determinações, em atendimento às reivindicações dos idosos e dos representantes do setor supermercadista, e, por outro lado, empregamos mais rigor no controle da quantidade de pessoas nos estabelecimentos, uma vez que tem sido grande o movimento nesses locais e precisamos evitar a formação de aglomerações”, explica o prefeito Victor Coelho.

Impacto

Desde terça-feira, os supermercados da cidade começaram a limitar o acesso de clientes nas lojas e registraram queda nas vendas. Sandro Santana Cunha, 50 anos, proprietário do Smart Supermercados do bairro Independência, por exemplo, já sentiu o impacto.

“A situação está complicada. A maioria dos nossos clientes tem acima de 60 anos. Eles estão conscientes e não estão vindo. O que está nos salvando é o delivery. Mesmo assim, o movimento caiu 70%”, afirma.

Várias pessoas estavam em fila do lado de fora do supermercado esperando seus parceiros, amigos ou parentes fazerem suas compras. Yago Paula de Sá, subgerente do supermercado Casagrande, do bairro Guandu, também disse que as vendas caíram.

“Tudo é novo e estamos nos adaptando. As vendas já caíram cerca de 30%”, conta.

Uma das pessoas que não entrou no supermercado foi Vera Lúcia Bravim, 66 anos: “Não pude entrar no supermercado, mas gostei. Se é para evitar contágio, vamos levar a sério. Meu irmão de 46 anos entrou e está fazendo as compras para ele e para mim”.

O Casagrande colocou uma equipe de máscaras para limitar a entrada das pessoas no supermercado. Uma das pessoas impedidas de entrar foi uma jovem de 15 anos que estava acompanhada de seu namorado. “Meu namorado entrou para fazer compras e eu tive que ficar aqui fora esperando. A gente tem que prevenir mesmo”, disse Jenifer Godoy.

O supermercado Perim, no bairro Santo Antônio, estava, assim como outros, oferecendo álcool gel logo na entrada. Também tinha uma pessoa para limitar a entrada ao estabelecimento, segundo explicou o gerente Marcos Bravim, 50 anos.

“Estamos fazendo de tudo para atender as portarias. Sabemos quantos metros quadrados de loja nós temos, então ficamos de olho no limite de clientes que podem ou não entrar na loja para que não haja aglomeração. Pedimos às pessoas que venham sozinhas com as listas prontas”, conta.

Medidas

Outros comerciantes estão bastante descontentes com as medidas, como Sérgio Araújo dos Santos, 57 anos, proprietário do supermercado Folha Verde do bairro Aquidaban.

“Essa portaria está acabando com o comércio. Daqui a pouco vamos ficar de portas abertas só para fazer de conta que estamos atendendo alguém. Quanto à portaria que limita a entrada de pessoas, já estava assim, agora está oficializado. Quero ver como que faz para pagar 50 empregados com um cliente por vez no supermercado”, afirma.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais