28.4 C
Vitória
terça-feira - 19 de março de 2019
DiaaDiaES.com.br
Cultura Turismo

Singelo santuário em Presidente Kennedy atrai milhares de fieis

Tombado como patrimônio histórico pelo município em 17 de janeiro de 1995 e pelo estado em 26 de novembro de 2008, o Santuário das Neves, em Presidente Kennedy, é um dos principais pontos de peregrinação do Estado.

O santuário está localizado na Praia das Neves, a 27 km do centro de Presidente Kennedy. Sua arquitetura em estilo colonial é bem humilde, mas o valor para os fiéis é inestimável.

Todo dia 5 de cada mês é realizada novena em homenagem à santa, com centenas de católicos. Porém, no dia 5 de agosto, o pequeno santuário é tomado por fiéis que chegam em caravanas para orar e festejar o Dia de Nossa Senhora das Neves.

A pequena igreja perdida no meio da restinga também enfrentou a ganância de caçadores de tesouro, que fizeram várias escavações por baixo da igreja em busca do suposto ouro deixado pelos jesuítas, quando foram expulsos do Brasil em 1759.

A igreja foi construída entre 1707 e 1759 com óleo de baleia, ostra, pedra, barro, areia e cal pelo padre jesuíta José de Almeida e ajuda dos índios catequizados.

Os jesuítas chegaram à região pelo Rio Itabapoana e se instalaram na Fazenda Muribeca, que produzia carne, peixe e outros alimentos para o sustento do projeto missionário no estado.

A história de Nossa Senhora das Neves teve origem no dia 5 de agosto de 352 em Roma, quando Nossa Senhora teria aparecido numa visão ao Papa Libério e a um rico romano pedindo que fosse construída uma igreja no local onde nevasse.

Era verão, mas no dia seguinte pela manhã ocorreu uma forte nevada no monte onde foi construído o santuário de Santa Maria da Neve.

Leia Também...

Festival reúne cervejas artesanais e boa música em Cachoeiro neste sábado

DiaaDiaES.com.br

Marataízes encerra programação de verão com Festival Gastronômico

DiaaDiaES.com.br

Trecho de Piúma destruído pelo mar será recuperado e terá deck, calçadão e ciclovia

DiaaDiaES.com.br
Carregando....