DiaaDiaES.com.br

Simpósio virtual vai discutir transplante de órgãos e tecidos

Foto: Santa Casa Cachoeiro

Entre os dias 25 a 27 de setembro, será realizado o 1º Simpósio Sul Capixaba de Transplante de Órgãos e tecidos. Por conta da necessidade de se manter o distanciamento social, o evento será on-line. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas AQUI.

O encontro virtual, que terá certificado de 25 horas, contará com a presença de especialistas no assunto e abordará temas como anticorpos, imunossupressão, transplante hepático, multiviceral e cardíaco, além de abordar também a visão do transplantado, da família do doador e também de quem está na fila de espera.

O simpósio visa trazer à tona a discussão sobre a doação e o transplante de órgãos, abrangendo não somente a produção científica, mas também os aspectos humanitários e sociais, que são de extrema importância, principalmente se analisarmos o alto índice de negativa familiar à doação em nosso estado.

“Nesse mesmo sentido, o Setembro Verde, mês dedicado ao tema, engaja ações desse tipo. Durante os três dias de palestras online e totalmente gratuitas, diversos profissionais de renome internacional abordarão temas como Transplante Cardíaco e Imunossupressão, além de um dia dedicado somente à humanização, que contará com a presença de transplantados, doadores e pacientes à espera de um órgão”, explicou Allan Zucolotto, presidente da Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos Sul Capixaba (Ligalatosc), organizadora do evento.

Parceria

A Santa Casa de Misericórdia é parceira do evento. A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, explica que o evento é importante para profissionais da saúde, mas também para a população em geral, já que é uma oportunidade também para se informar mais sobre o assunto.

“Esse é um tema pouco falado, poucas pessoas ainda têm conhecimento. E nesse encontro também poderá saber mais sobre o processo, como é a conservação do órgão após a captação e tempo de vida, por exemplo”, disse.

Durante todo o mês, a Santa Casa realiza a campanha Setembro Verde, exatamente para incentivar a doação de órgãos e tecidos. A fachada do hospital ganhou nova iluminação e uma homenagem será feita às famílias de doadores de órgãos.

A Santa Casa é um dos hospitais referência no Estado na realização de trabalhos educativos para captação de órgãos e de janeiro a agosto deste ano foram realizadas cinco captações de órgãos. Foram 1 coração, três fígados, seis rins e oito córneas para pacientes que estão na fila aguardando um transplante.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: