DiaaDiaES.com.br

Setembro é o mês de conscientização do câncer infanto-juvenil

Setembro Dourado (Foto: Reprodução)

O Setembro Dourado destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. A campanha é um movimento para alertar pais, profissionais da saúde, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer em crianças e adolescentes.

O câncer infantil é aquele que se manifesta do nascimento até os 14 anos de idade. Já a faixa etária do juvenil é considerada a partir dos 15 anos, com variações do limite superior entre estudos e instituições de tratamento, geralmente oscilando entre 19 e 21 anos.

O câncer constitui a primeira causa de morte por doença entre um a 19 anos de idade. Os três tipos de câncer mais comuns entre crianças e jovens são as leucemias, tumores no Sistema Nervoso Central (SNC) e os linfomas, por ordem de frequência. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados, aproximadamente, 12.500 novos casos de câncer por ano em menores de 19 anos, desses cerca de 200 casos/ano estariam no Espírito Santo.

De acordo com a oncologista pediatra do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, Gláucia Perini Zouain Figueiredo, os pais devem estar sempre atentos. Os sintomas do câncer são parecidos aos de outras doenças pediátricas e, entre outros fatores, o diagnóstico precoce contribui muito para as chances de cura, que podem chegar a mais de 80%, e ajuda o paciente a ter uma vida saudável após o tratamento.

“Os sinais do câncer infantojuvenil normalmente são imprecisos e comuns a doenças muito mais frequentes na pediatria. Em uma primeira consulta, nem sempre o pediatra tem dados clínicos para pensar em doença de tamanha gravidade. Por isso, o recomendado é que, caso os sintomas persistam, a criança retorne ao médico”, explicou Gláucia Zouain.

Fique atento aos sinais:

Leucemia

– Sangramentos nas gengivas e hematomas que não estejam relacionados a traumas;

– Palidez progressiva e apatia (podendo ser uma anemia);

– Febre prolongada sem origem definida.

Tumores no Sistema Nervoso Central (SNC)

– Dores de cabeça acompanhadas de vômitos, pela manhã;

– Diminuição da força em braços e pernas.

Linfomas

– Ínguas na virilha, axila ou pescoço, sem explicação;

– Sudorese noturna excessiva;

– Febre prolongada sem origem definida.

 

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: