DiaaDiaES.com.br

Secretaria de Educação reorganiza currículo escolar em Cachoeiro

Escola municipal de Cachoeiro. Foto: PMCI

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), está atuando na reorganização curricular das escolas municipais de Cachoeiro, relativa aos anos letivos de 2020 e 2021.

O objetivo é minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais, por conta da pandemia de Covid-19 e garantir a aprendizagem dos conteúdos necessários à formação dos alunos.

A reorganização é baseada na elaboração do Mapa Focal, um documento que visa identificar os conteúdos e habilidades trabalhadas com os alunos de cada ano no período de atividades pedagógicas à distância. Com isso, os profissionais de educação terão uma base atualizada do que ainda precisa ser trabalhado e reforçado em 2020 e um direcionamento dos conteúdos curriculares a serem aplicados no próximo ano letivo.

Desse modo, o Mapa Focal servirá como um guia para os planejamentos pedagógicos, avaliações diagnósticas e propostas interventivas nos espaços escolares, apresentando com clareza o que os estudantes sabem ou não e quais conhecimentos precisam desenvolver, a fim de ter seus direitos de aprendizagem garantidos.

A Seme já realizou quatro reuniões para tratar do tema com representantes de professores, pedagogos e gestores escolares da rede pública municipal de ensino. Vale destacar que a elaboração do Mapa Focal independe de as aulas presenciais retornarem ou não em 2020.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: