O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae ES) participa da Exposul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim, apoiando vários segmentos que vêm sendo beneficiados com iniciativas de associativismo, gestão, acesso a mercados e outras.
De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento ao Agronegócios do Sebrae ES, “a feira é uma oportunidade para apresentar ao público resultados expressivos de projetos em andamento, como a marca coletiva Cordeiro Capixaba, o melhoramento genético do rebanho bovino; a produção de pequenas agroindústrias e das pequenas propriedades de flores e plantas ornamentais”.
Com o apoio a exposição da cachaça artesanal, de flores e plantas ornamentais, de pequenas agroindústrias e da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos (ACCOES), o SEBRAE incentiva a geração de negócios, por meio da promoção e da comercialização desses produtos.
O projeto de melhoramento genético do gado vai expor 50 bezerras nascidas a partir da tecnologia de fertilização in vitro (FIV). O projeto do Sebrae incentiva e fomenta a produção leiteira no Estado, com foco na melhoria da produtividade e da qualidade do leite.
De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), a produção média diária de uma vaca capixaba é de 4,1 litros.
O gestor do projeto no Sebrae, Abdo Gomes, informa que a média apresentada hoje pelos produtores contemplados pelo programa é de 8,6 litros. Com o melhoramento genético, o projeto ganhou uma meta ainda mais ousada, que prevê até 22 litros de leite diários por animal.
Após o destaque conquistado pela carne de cordeiro nas cozinhas capixabas e de todo o Brasil, o Sebrae investiu para que a proteína protagonizasse um e-book com 15 receitas. A adesão ao cordeiro é tão grande que, durante a feira, vai haver o lançamento da marca coletiva Cordeiro Capixaba, que pretende fortalecer os produtores e elevar a qualidade de produção da carne.
Outro orgulho do Sul do Estado é o abacaxi de Marataízes, reconhecido por suas características únicas e especiais em todo o Brasil. Agora, com o apoio do SEBRAE e de parceiros, os produtores almejam o registro de uma Indicação Geográfica (IG) no INPI, como forma de proteção e valorização da origem
Programação do Sebrae na feira:
Data: 12 de abril
Seminário do Abacaxi: 17h30
Seminário Lançamento Marca Coletiva – Cordeiro Capixaba: 18 horas
Palestra: Controle de Mastite e Impacto Econômico na Atividade Leiteira: 17 horas
Inscrições: 0800 570 0800 ou no local do evento