DiaaDiaES.com.br
Vista geral de Presidente Kennedy. Foto: PMPK

Quatro candidatos na disputa para governar Presidente Kennedy

Uma cidade marcada por denúncias de fraudes envolvendo contratos da prefeitura que culminaram na deflagração da Operação Rubi do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Presidente Kennedy se viu nos últimos anos mergulhada em investigações e teve sua prefeita, Amanda Quinta Rangel, presa e afastada do mandato em 2019.

Desde então, a cidade é governada pelo vice Dorlei Fontão (PSD). Agora, com mais uma eleição a caminho, o ex-prefeito Reginaldo Quinta (DEM), tio de Amanda, tenta voltar à prefeitura. Para isso, conseguiu uma liminar na última quinta-feira (24) para conseguir registrar sua chapa, ao lado da sobrinha Geovana Quinta Costalonga (Republicanos).

O ex-prefeito teve os direitos políticos suspensos até 2022 em um processo de 2010, por improbidade administrativa da época em que ele era prefeito, e tentou em agosto deste ano anular a decisão transitada em julgado (quando não se pode mais recorrer) no Superior Tribunal de Justiça (STJ), tendo sido derrotado.

Agora, o processo fica temporariamente suspenso até que o segundo grupo de câmaras reunidas do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) julgue o caso e decida pela manutenção ou não da liminar. Com isso, Reginaldo conseguiu registrar sua chapa junto com Geovana.

Já Dorlei Fontão vai buscar um novo mandato e terá como vice um amigo de longa data: Aluizio Corrêa (PL).

Também estão inscritos na disputa Rubens Moreira (PDT), que terá como vice Eduardo da Farmácia (PDT), e Brunão do Povo (DC), com Maiclon Sulivan como vice.

Porto a caminho

Presidente Kennedy é o município que mais recebe royalties do petróleo no Estado. Segundo a Revista Finanças dos Municípios, foram R$ 295 milhões arrecadados em 2019.

A cidade está em vias de receber um arrojado empreendimento que irá impactar significativamente sua economia, bem como a vida das pessoas: a instalação do Porto Central, que irá operar diversos tipos de cargas como: granéis líquidos, petróleo e derivados e produtos químicos, granéis sólidos, minério de ferro, carvão, ferro gusa; soja, milho, trigo e outros produtos agrícolas; fertilizantes e veículos, além de movimentar contêineres.

Projeto do Porto Central que será construído em Presidente Kennedy. Foto: Porto Central

O prazo para registro de candidaturas dado pela Justiça Eleitoral se encerrou no sábado (26), às 19h. Os registros, no entanto, não são definitivos. Eles ainda serão julgados pela Justiça Eleitoral e podem ser deferidos ou não.

Em Presidente Kennedy, a eleição acontecerá em turno único, marcado para o dia 15 de novembro.

Candidatos registrados

Brunão do Povo. Foto: Divulgação
Brunão do Povo (DC)

Vice: Maiclon Sulivan (DC)
Número: 27
Situação: aguardando julgamento
Partido/Coligação: DC

Dorlei Fontão. Foto: Divulgação
Dorlei Fontão (PSD)

Vice: Aluizio Corrêa (PL)
Número: 55
Situação: aguardando julgamento
Partido/Coligação: Um Novo Tempo, Uma Nova História

Reginaldo Quinta. Foto: Divulgação
Reginaldo Quinta (DEM)

Vice: Geovana Quinta Costalonga (Republicanos)
Número: 25
Situação: aguardando julgamento
Partido/Coligação: Transformando Kennedy com Progresso e Igualdade Social

Rubens Moreira. Foto: Divulgação
Rubens Moreira (PDT)

Vice: Eduardo da Farmácia (PDT)
Número: 12
Situação: aguardando julgamento
Partido/Coligação: Presidente Kennedy com Oportunidades para Todos

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: