fbpx
24.1 C
Vitória
sábado - 25 de janeiro de 2020
DiaaDiaES.com.br

Projeto Pilhando em Cachoeiro: confira como descartar pilhas e baterias

Com inicio nessa quarta-feira (28), o “Projeto Pilhando” da Prefeitura de Cachoeiro visa arrecadar 40 kg de pilhas e baterias, para serem encaminhados para o local correto de descarte.

As coletas serão realizadas de quarta a sexta (30), das 8h às 16h, na Praça Jerônimo Monteiro.

Segundo Beatriz Maroquio Tirelo, consultora interna da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), o objetivo do projeto é recolher o resíduo e conscientizar a população para que realize o descarte correto, evitando danos à saúde e ao ecossistema.

“É necessário efetivar o correto descarte desses materiais devido aos impactos que causam ao meio ambiente e à saúde humana, pois em sua constituição guardam elementos tóxicos, chamados de metais pesados, que quando descartados de forma inadequada, podem ser repassados não só para o solo, como também à atmosfera, à água e consequentemente aos seres vivos”, disse a consultora.

O material recolhido será destinado para a empresa Green Eletron, Gestora de Logística Reserva de Eletroeletrônicos, que integra a Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Energia (Abinee).

Beatriz ressalta a importância do envolvimento da população com o projeto para que os materiais sejam descartados de forma sustentável.

Resolução 

A Resolução do Conama 257/99 determina que as pilhas e baterias que contenham em sua composição chumbo, cádmio, mercúrio em seus compostos (metais pesados), sejam entregues pelos usuários, após seu esgotamento, aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para o seu repasse aos fabricantes ou importadores.

Nesse processo, as pilhas e baterias passam por uma separação dos materiais existentes na sua composição.

Após serem cortadas, as pilhas e baterias são lavadas para que sejam removidos os resíduos químicos. Já os plásticos são encaminhados para empresas recicladoras. Depois desse processo, as partes metálicas são enviadas para um processo de trituração.

Ao final, o que resta é um pó de pH neutro, que é bem menos nocivo à saúde humana. Durante esse processo, o aço também é separado dos demais metais e encaminhado às recicladoras. Após este processo, o pó é enviado a um forno e aquecido a 1.300°C.

Em seguida, ele ainda passa por um novo processo de moagem para, então, surgirem como sais e óxidos metálicos. Essas substâncias são utilizadas como pigmento que dá cor a tinhas, cerâmica e também a fogos de artifício.

Carregando....