DiaaDiaES.com.br

Procon orienta sobre compra segura no Dia das Crianças. Veja as dicas!

Loja de brinquedos. Foto: Reprodução

O Dia das Crianças, data comemorativa em que muitas famílias aproveitam para comprar brinquedos e outros agrados para filhos, netos e sobrinhos, está se aproximando. Para ajudar os consumidores a fazer negócios seguros e ainda agradar os pequenos, o Procon Cachoeiro elenca oito dicas.

A primeira delas ajuda na compra de brinquedos – os presentes mais amados pelas crianças. Para não errar, a orientação é sempre verificar o selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), que garante que os produtos passaram por testes de segurança e qualidade. Dessa forma, evita-se a aquisição de produtos que duram muito pouco ou podem significar um risco à vida.

É fundamental, ainda, ler a embalagem: conferir a faixa etária a qual o brinquedo é destinado, as instruções de uso, montagem e se ele corresponde às informações descritas na propaganda. Outra dica é levar pilhas ou baterias na hora de presentar o brinquedo, se for necessário, para não frustrar a expectativa dos pequenos.

Também há dicas para ajudar os que preferem eletrônicos, celulares, roupas, calçados, livros e perfumes. São cuidados importantes que evitam problemas futuros e garantem ao consumidor a qualidade do que está sendo adquirido e os seus direitos. Em casos de dúvidas, o Procon lembra que está de portas abertas, para orientar, receber reclamações e até agir, em caso de desrespeito às regras de consumo.

Confira as dicas

Brinquedos

Os presentes preferidos pela garotada exigem atenção, pois eles devem ser certificados pelo Inmetro, o que garante que passaram por testes que aferem qualidade e segurança. Além disso, é importante observar:

– A faixa etária para a qual o brinquedo é destinado, que vem impressa na caixa.

– As instruções de uso, que devem estar em português.

– A montagem dos brinquedos, que deve ser feita por adultos, sendo que seu uso deverá ser inspecionado.

– Os brinquedos devem ser retirados da embalagem, antes de serem entregues, pois podem oferecer riscos de acidentes e asfixia.

– Se o brinquedo é movido a pilha ou bateria. Nesses casos, verifique se estão inclusas para não frustrar a criança;

– Se o brinquedo comprado corresponde à publicidade ou às informações descritas na embalagem.

Roupas e acessórios

Quando o consumidor compra roupas, tecidos, toalhas, lençóis, acaba se preocupando mais com a beleza e preço dos produtos. Entretanto, a etiqueta de identificação deles é muito importante e obrigatória para todos os itens deste segmento. Nela, o consumidor pode conferir informações necessárias: dados do fabricante ou importador; país de origem; indicação de tamanho; cuidados com a conservação e composição; informações sobre as fibras do produto.

Eletrodomésticos/eletroeletrônicos

Solicite, no local da compra, uma demonstração de funcionamento do aparelho. Teste as funções e avalie se o mesmo atende às necessidades do seu presenteado. Definir qual a marca e o modelo mais adequados à sua residência, frente à atual variedade encontrada à venda, não é nada fácil. Além da beleza, leve em conta o espaço disponível, o uso do aparelho e a rede de assistência técnica.

Peça uma demonstração ao funcionário da loja. Observe se a voltagem é compatível (110 ou 220 V) e dê preferência aos produtos mais econômicos indicados pelo selo PROCEL. Fique atento também se as tomadas dos aparelhos são compatíveis com os plugues da residência. Caso não sejam, você precisará comprar adaptadores.

Perfumes e cosméticos

Fique atento à rotulagem desses produtos, pois nela deve constar o número de registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento, modo de uso, dados sobre o fabricante ou importador e, em alguns casos, precauções e cuidados no manuseio.

Celular

Deve ser adquirido em lojas autorizadas. Isso garante a procedência e habilitação. O produto tem que estar lacrado e dentro da embalagem original, com a relação de rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e termo de garantia contratual. Na questão serviços, avalie quais as necessidades da pessoa a ser presenteada. Dessa forma, fica mais fácil escolher se pré-pago ou pós-pago, assim como, os pacotes de serviços oferecidos pelas operadoras.

CDs, DVDs e livros

Peça para verificar uma amostra para escutar no estabelecimento ou folhear. Veja se estão lacrados.

Computadores e notebooks

Ao comprar computadores, é aconselhável estar informado sobre as marcas, modelos, componentes e programas utilizados. Isto pode ser feito por meio de consulta a profissionais de confiança da área de informática ou revistas e sites especializados no assunto. É importante avaliar o uso que será dado à máquina, pois muitas vezes os recursos dos modelos mais avançados e caros não são necessários ao uso (informal, doméstico) que será dado ao produto.

Vale-presente

É importante definir com o lojista, e anotar na nota fiscal, de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale e a efetiva aquisição do produto. O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contravale ou de forma a complementar o valor para aquisição de outro produto.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: