sex 29/março/2024 12:46
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Presidente da Findes diz que Cachoeiro Stone Fair projeta o ES para o mundo

Erika Santos

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Leo de Castro, afirmou que a Cachoeiro Stone Fair projeta o Estado para o Brasil e para o mundo.

“É um evento de alta relevância para este segmento que tem a cara do capixaba. O setor de rochas é um pouco da identidade do nosso Estado e que nos orgulha muito de ter essa indústria forte, desenvolvida”, afirma Leo de Castro, que esteve na feira do mármore e granito, que acontece até sexta-feira  (30), em Cachoeiro de Itapemirim.

Nesta entrevista, o presidente da Findes fez um balanço da indústria no Estado, falou da expectativa pela aprovação das reformas da Previdência e tributária, e disse que acompanha com expectativa o desenrolar da disputa comercial entre Estados Unidos e China.

Confira a entrevista

Qual a importância da Cachoeiro Stone Fair para as indústrias? De que forma vem colaborando com o crescimento do setor?

Leo de Castro – Essa feira é responsável por projetar o setor no Brasil e no mundo. São 30 anos e foi daqui que nasceu toda essa pujança que é o setor atualmente. É um momento de mostrar as novidades, os lançamentos, interagir com os clientes e fornecedores que sempre trazem tecnologias novas para o setor.

Qual avaliação você faz do atual cenário da indústria no Estado?

A indústria capixaba tem se diversificado cada vez mais, estão chegando novas empresas, novos setores estão ganhando protagonismo e relevância no conjunto. 

Não está sendo um ano fácil para a indústria. A gente esperava um 2019 mais dinâmico, mas as reformas atrasaram. A gente precisa ter essa noção de que o Brasil precisa enfrentar de forma rápida o desafio das reformas, que é isso que vai destravar o país. Nós estamos vindo desde 2014 com o país andando para trás ou de lado. A indústria naturalmente sofre um pouco com isso. Mas os resultados das empresas já estão muito melhores. Elas fizeram seu dever de casa, enxugaram estrutura, buscaram tecnologia, buscaram inovação. 

O que queremos é crescer mais. Mas para crescer precisamos de mercado, precisamos voltar a ter geração de emprego mais forte no país, e as empresas capixabas dependem do ambiente do Brasil. 

A nossa agenda é de reformar o Brasil. Esperamos que tanto a reforma da Previdência quanto a tributária sejam aprovadas ainda este ano, e que a gente avance nessa agenda de privatizações. na agenda de concessões, de infraestrutura, de acordos comerciais tão importantes para este setor de rochas, para que a gente tenha ciclos de desenvolvimento mais longos.

Desde 2014 que o Brasil praticamente está estagnado. As empresas que chegaram até aqui, a gente tem que bater palmas para elas, são sobreviventes.

São 13 milhões de pessoas buscando emprego. Essas que estão buscando.Tem mais 10 milhões que já desistiram. O total no Brasil são quase 25 milhões de pessoas desempregadas ou sem ocupação, ou que desistiram de buscar uma posição. Isso é muito ruim. Diminui consumo, renda, faz a população depender mais do Estado. A gente precisa ser corajoso e resolver as reformas com urgência.

Quantas indústrias existem no Espírito Santo?

São 18 mil indústrias no Espírito Santo, que geram cerca de 250 mil empregos diretos. O Espírito Santo é um dos estados em que a indústria representa a maior parcela do PIB e isso é importante porque onde tem indústria, o desenvolvimento enraiza. Indústria é um investimento de longo prazo e gera uma demanda derivada muito grande, muitos serviços em torno da indústria. Ter indústria forte é ter oportunidade para toda a sociedade.

A Findes tem acompanhado essa disputa comercial entre China e Estados Unidos?

Sim, tem acompanhado com preocupação. Isso tem criado uma instabilidade global, não achamos isso bom. Esse diálogo tem que ser intensificado e chegar a um lugar de equilíbrio. São duas grandes potências, e naturalmente o Brasil sofre com isso. A gente espera que esse momento de tensão seja superado o quanto antes.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais