fbpx
26.6 C
Vitória
quinta-feira - 17 de outubro de 2019
DiaaDiaES.com.br

Prefeitos entram na briga por ferrovia capixaba

Pelo menos sete prefeitos do Sul do estado se uniram a outras lideranças da Região para entrar na briga pela implantação da Estrada de Ferro Vitória Rio (EF-118) no trecho entre a capital e Presidente Kennedy.

Durante a reunião, ocorrida na tarde desta terça-feira (21) no gabinete do prefeito Victor Coelho, o grupo definiu as primeiras ações, como a formação de um comitê para acompanhar o impasse.

A meta é pressionar o governo federal a destinar os recursos da renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, que é administrada pela Vale, na implantação da EF-118.

O investimento era tido como certo. No entanto, em julho, a União anunciou que os recursos serão usados na construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que irá ligar Água Boa (MT) a Campinorte (GO).

Entre as medidas estão o envio de manifesto ao governo federal e a presença de membros do comitê na audiência pública que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará em Vitória, no dia 10 de setembro.

Participaram ainda do encontro os prefeitos de Castelo, Luiz Carlos Piassi; de Rio Novo do Sul, Thiago Fiório; de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel; de Muqui, Carlos Renato Prúcoli; de Apiacá, Fabrício Thiebald; de Atílio Vivacqua, Josemar Machado; além de representantes de Marataízes e Anchieta.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Cachoeiro, Alexandre Bastos, o presidente do Sindirochas, Tales Pena Machado, e representantes do Movimento Empresarial do Sul do Espírito Santo (Messes), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci) e do Porto Central.

 

“O primeiro passo foi dado, e as atitudes do comitê são muito importantes. Acredito que, a partir desse trabalho em conjunto, vamos conseguir avançar e ter mais notícias positivas sobre o projeto, que é de suma importância para o Espírito Santo”, prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel.

 

 

“Essa união me deixa muito otimista. Se nos mantivermos unidos em prol desse projeto, teremos uma força enorme. As expectativas melhoram muito para vencermos esse desafio.” Tales Pena Machado, presidente do Sindirochas.

 

 

“Decidimos provocar esse encontro porque estamos preocupados com essa situação. A EF 118 é um investimento muito esperado e de grande relevância para impulsionar o desenvolvimento da nossa região”, prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Carregando....