DiaaDiaES.com.br

Polícia Ambiental apreende armas e aves silvestres em São José do Calçado

3Policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreenderam 16 armas de fabricação artesanal, 42 munições de diversos calibres, petrechos de caça e 4 aves silvestres em cativeiro, durante ação em uma residência na zona rural de São José do Calçado, no Caparaó capixaba, nesta quinta-feira (16).

Um suspeito que estava no local foi conduzido para UPJ em Bom Jesus do Norte, juntamente com os objetos apreendidos e entregues ao delegado de plantão.

Foram apreendidos 2 revólveres calibre 22, 2 garruchas, 11 espingardas de fabricação caseira, 1 espingarda desmontada, diversas peças avulsas de arma de fogo, 42 munições de diversos calibres, 3 frascos contendo esfera de aço, 1 frasco des espoletas, 3 vasilhames contendo pólvora, 4 gaiolas, 2 alçapões, 1 armadilha de pegar ferro, 1 armadilha boca de lobo.

Armas caseiras e outros objetos foram levados para Bom Jesus do Norte. Foto: Polícia Ambiental

Os policiais militares ambientais apreenderam ainda 4 pássaros nativos: 1 tico-tico, 1 melro e 2 coleiros, todos sem autorização.

Ação de caçadores

Segundo o tenente Ailton Nunes, comandante do 2º Pelotão da Polícia Ambiental da Região do Caparaó, o Sul do Estado do Espírito Santo possui extensas áreas de reserva florestais da Mata Atlântica em relevos acidentados, o que, apesar da ação da fiscalização diuturna, favorece a ação de caçadores.

A pena para quem for flagrado na posse ou guarda de armas de fogo irregulares é a detenção de um a três anos e multa e por manter pássaros nativos em cativeiro sem a devida licença é a detenção de 6 meses a um ano, aumenta ao triplo no exercício da caça profissional, de acordo com o parágrafo 5º, Art. 29 da Lei 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone do Serviço Disque Denúncia 181 ou por meio do site www.disquedenuncia181.es.gov.br. Não há necessidade de se identificar e o anonimato é garantido.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: