fbpx
27 C
Vitória
sábado - 14 de dezembro de 2019
DiaaDiaES.com.br

Polícia Ambiental apreende 196,5 metros de rede de pesca em Alegre

A Polícia Militar Ambiental que atua na região do Caparaó apreendeu 196,5 metros de rede de uso proibido no distrito de São João do Norte, em Alegre, próximo à TA de Geração da PCH São Simão, em uma região conhecida por “Cafezinho”.

A guarnição realizava policiamento preventivo de pesca, tendo em vista que neste período se prioriza a piracema, conforme Instrução Normativa 195/98 do Ibama, quando localizou no último sábado (23) uma rede armada no braço do rio que abastece a Barragem de Geração.

Rede que foi apreendida em Alegre. Foto: Polícia Ambiental

Na ocasião foi observado ancorado às margens do rio um bote de madeira com várias redes em seu interior. Tendo em vista a proibição deste material durante o período de reprodução dos peixes, a polícia recolheu 10 redes que estavam armadas e as do interior do bote, totalizando 196,5 metros de comprimento com malhas de uso não permitido.

Durante a ação não havia ninguém no local. Foi confeccionado o Boletim Unificado e o material foi levado para a UPJ de Alegre.

Piracema

A piracema acontece todos os anos, no início do período das chuvas, sendo considerado um essencial fenômeno natural para a preservação dos peixes.

Esse fenômeno caracteriza pela subida dos peixes, em busca das águas mais amenas das cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza, inclusive, vencendo obstáculos naturais, com o objetivo de reprodução

A piracema teve início em 1º de novembro e se estenderá até 28 de fevereiro de 2020, conforme a Instrução Normativa do Ibama nº 195/08.

Carregando....