DiaaDiaES.com.br

Piscicultores de Cachoeiro receberão visitas técnicas

Produtores de pescado de Cachoeiro de Itapemirim receberão em setembro visitas técnicas em suas propriedades. A ação foi definida durante o “Encontro dos Piscicultores” do município, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), na manhã desta quarta-feira (29), na sede do Sindicato Rural, no bairro Independência.

Alunos da Acqua Jr., empresa júnior de estudantes do Instituto Federal (Ifes) de Alegre, que desenvolve atividades em aquicultura e piscicultura também vão participar das visitas.

O objetivo do projeto, segundo a prefeitura, é fazer um diagnóstico da produção em Cachoeiro, identificando problemas e potencialidades dos produtores.

O piscicultor de Jacu, localidade de Pacotuba, e presidente da Associação Sul Capixaba de Pescadores Artesanais e Aquicultores Familiares da Bacia do Rio Itapemirim (Ascapa-Bri), Edmilson da Silva Moulin, está otimista com o incentivo.

“Estamos confiantes de que o peixe é um bom negócio. Tivemos muitos problemas nos últimos anos por conta da crise hídrica, mas essa reunião serviu para abrir os nossos horizontes. Temos muita confiança de que a assistência, tanto para questões técnicas quanto de mercado, vai ajudar muito”, afirmou.

Outra atividade definida no encontro, que contou também com a presença de alunos da Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Efaci), é uma visita dos piscicultores ao Ifes de Alegre em outubro, na qual receberão instruções técnicas sobre o manejo do pescado.

O encontro e as atividades subsequentes fazem parte de um planejamento de ações de incentivo estabelecido pela Semai, junto aos piscicultores cachoeirenses, em janeiro deste ano.

“A prefeitura acredita muito no potencial da piscicultura em Cachoeiro. Com essas ações, estamos dando um grande passo para a melhoria das condições de produção e, assim, alavancar a atividade no município”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Carregando....