DiaaDiaES.com.br
Foto: Divulgação/BPMA

Pássaros em cativeiro são apreendidos pela Polícia Ambiental

Na tarde da última quinta-feira (17), a Polícia Militar Ambiental apreendeu, em Ibatiba, 18 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro, sendo cinco anilhados e dez sem anilhas. A ação ocorreu após várias denúncias anônimas de apreensão e comércio dos pássaros.

Como o responsável não apresentou nenhuma documentação dos pássaros que estavam anilhados, a Polícia Ambiental apreendeu os 12 coleiros, 03 trinca-ferros e uma armadilha para captura de pássaros, que foram entregues na Delegacia do município juntamente com o responsável.

Segundo a sargento Analzira Martins “as aves soltas na natureza, assim como os demais animais, são de grande importância para o meio ambiente, controlando a população de insetos em sua fase adulta ou larval, bem como auxiliando na polinização das plantas garantindo a variabilidade genética das espécies de vegetais, na dispersão de sementes, no equilíbrio ecológico, entre outras. Por serem animais essenciais para a natureza, é necessário um trabalho de conscientização cada vez maior com a população, para que as aves, assim como os seus habitats possam ser conservados”.

Possuir animais silvestres em cativeiro de forma irregular, de acordo com a polícia, é crime ambiental previsto no art. 29 da Lei Federal. Quem tem esses animais em casa, pode, voluntariamente, entregá-los nas sedes da Polícia Ambiental, sem sofrer nenhuma sanção.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: