fbpx
22.6 C
Vitória
terça-feira - 12 de novembro de 2019
DiaaDiaES.com.br

Parceria entre ONG e poder público revitaliza área degradada em Cachoeiro

Uma parceria entre a ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve e a prefeitura municipal está deixando mais agradável uma área de Cachoeiro que sempre ficou largada no passado, sem nenhum cuidado com o visual e o meio ambiente.

A área situada na Linha Vermelha, em frente à antiga estação ferroviária, estava com mato, lama e água parada. É que há uma nascente no local. Porém, a tubulação que levava a água estava entupida. Não havia meios fios e os carros paravam de qualquer jeito.

Atualmente, o espaço está coberto por um tapete de grama e com o plantio de mudas de árvores. Foi feito o meio fio e, para impedir a degradação, uma corda em estilo rústico foi usada para cercar o espaço verde.

A ONG atua desde 2006 no plantio de árvores urbanas, na criação e gestão de unidades de conservação, recuperação de nascentes, cuidado com a fauna silvestre, na preservação da mata atlântica e da restinga litorânea e na área de fomento do ecoturismo.

De acordo com o presidente da ONG, João Luiz Madureira, aquele ponto em frente à antiga estação sempre incomodou a liderança da organização, principalmente por estar situada numa área central da cidade.

Logo no início da gestão de Victor Coelho, explicou João Luiz, o então secretário de Meio Ambiente, Mário Louzada, autorizou o plantio de 15 mudas, sendo a maioria de ipês rosa, adquiridas pela ONG com a venda de camisas.

Só que, muitas mudas morreram em função da lama e do estacionamento dos carros. Novas tentativas foram feitas, inclusive com espécies mais resistentes, como oiti e pata de vaca. Novamente, poucas unidades sobreviveram.

Recentemente foi firmada nova parceria da ONG com a prefeitura. A instituição se comprometeu a fornecer mudas, tapetes de grama, adubo, mão de obra e o trabalho voluntariado.

A prefeitura, por outro lado, providenciaria a limpeza da tubulação e a mão de obra especializada e pesada.

No início de maio, começaram a colocar o projeto em andamento.

“O secretário foi além. Adotou as sugestões da ONG e agregou novas ideias. Consertou o meio fio, desentupiu e cobriu com placas de cimento as galerias, jogou terra adubada por cima e plantou os tapetes de grama. E a ONG e seus voluntários plantaram a 5ª geração de mudas”, disse João Luiz.

A prefeitura também anunciou que o muro vai receber intervenção artística com pinturas e grafite em homenagem a cachoeirenses ilustres, semelhante ao que foi feito em frente ao colégio Ciac.

“Cuidar da sua cidade faz gerar uma noção de pertencimento, e gera satisfação na sociedade. Valorizar a cidade nos faz pertencer ao mundo. Vale aquela frase, agir localmente, pensar globalmente. Quero agradecer de público o apoio do prefeito Victor Coelho e do secretário Vander Maciel”, ressaltou João Luiz.

 

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: