fbpx
25.5 C
Vitória
quinta-feira - 14 de novembro de 2019
DiaaDiaES.com.br
Fragmentos de óleo encontrados em Guriri. Foto: Marinha do Brasil

Óleo que atingiu praias do Nordeste chega ao Espírito Santo

A praia de Guriri, no município de São Mateus, Norte do Estado, foi a primeira do Sudeste a apresentar registro do óleo, que desde o dia 30 de agosto vem atingindo as praias nordestinas.

A informação foi confirmada pela Marinha. Os fragmentos encontrados foram encaminhados ao Instituto de Estudos do Mar (IEAPM), que constatou a compatibilidade com os óleos do Nordeste.

Leia mais: Cidades do Litoral Sul recebem orientações sobre mancha de óleo

De acordo com o superintendente regional do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Diego Libardi, os fragmentos têm em média de um a dois centímetros, “são menores do que uma moeda de R$ 1, são fragmentos ínfimos e o impacto é quase zero ao meio ambiente”.

A equipe de monitoramento das praias está fazendo a retirada desses fragmentos dos locais. “É um trabalho bem simples, não tem nenhuma interdição nos balneários, as praias continuam liberadas. Por enquanto, a ocorrência é bem baixa”, tranquiliza Libardi.

Fuzileiros

Desde o início da semana, com a proximidade do óleo, a Marinha do Brasil enviou um grupo de fuzileiros para os municípios de Conceição da Barra e São Mateus. A atuação desses militares agora, é de reconhecimento das praias e nas ações para minimizar os impactos.

O município de São Mateus já possui uma estrutura base para quem atua no monitoramento da praias. O mesmo local também vai servir para quem, possivelmente, for trabalhar na limpeza do balneário.

Leia mais: Governo federal cancela proibição de pesca de camarão na divisa do ES

As ações acontecem de forma integrada entre Marinha, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e municípios.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: