qui 25/abril/2024 04:00
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Paulo Henrique Thiengo. Foto: Acervo pessoal

O passado do futuro – Parte 2

redacao
Redação Dia a Dia

ARTIGO: Paulo Henrique Thiengo, engenheiro agrônomo, pesquisador de ferrovias e preocupado pelo futuro de Cachoeiro e região. E-mail: [email protected]

 

Com o prefeito seguinte, José Tasso, até tentei argumentar novamente sobre a proposta, mas escolhi um péssimo dia (iria viajar para o RJ para fazer uma cirurgia) e local (sua casa, então próxima ao fórum). Depois de me ouvir atentamente e convidar para o jantar, me deu uma bronca do qual me lembro até hoje.

Voltando ao cargo, Ferraço promoveu a erradicação destes trilhos, que foram cortados a maçarico a cada 20 metros e separados dos dormentes com tratores de esteiras. Pelas contas que fiz, considerando-se os trilhos TR 37 (37 kg/metro corrido), postes telegráficos, talas de junção, placas de apoio e demais componentes, foram cerca de 600 toneladas do mais puro aço inglês completamente destruídas. Não entendo, até hoje, porque não foram corretamente retirados e vendidos, em prol de nossos hospitais. Veja, nos ferros-velhos, quanto vale um kg de trilho…

Além do fato de Ferraço ter conseguido financiamento para uma obra sobre área da União (só seria repassada ao município no segundo mandato do Casteglione), através do convênio via Caixa, no valor global de R$ 1.490,488,86, sendo a contraparte do município de R$ 423.686,66, o que mais marcou foi o fato de nenhum dos vereadores ter feito qualquer comentário. Eleitos para fiscalizar o executivo e elaborar leis, sequer ousaram contestar o desejo, com muita ‘Fé e Raça’, de erradicar os trilhos e construir uma avenida para… carros.

Considero isto não um erro, mas um crime hediondo. Não tivesse mantido os trilhos, ao menos o leito deveria ter sido aproveitado para a circulação prioritária ou exclusiva de ônibus, em duas mãos, num sistema troncal, com fantásticas melhorias no transporte de passageiros entre o centro e a região do IBC/BNH/Coramara e, hoje, Morro Grande.

Em fins de 2013, 20 anos após a primeira carta aos vereadores, enviei outra, também com 20 cópias, cada uma acompanhada por três DVDs, sendo um com vídeos diversos, outro com meu documentário Retrilhando a Leopoldina e o terceiro com um vídeo que distribuí em São Vicente.

Com muito custo, consegui que um deles lesse o documento, onde discorria sobre cultura, São Vicente e mobilidade urbana, mas não passou disto. Da mesma forma que 20 anos antes, nenhum deles deu a menor importância. Perdi as 20 cópias e os 60 DVDs. Nem mesmo a tragédia de São Vicente sensibilizou nossos edis, onde, entre outras coisas, as seis famílias mais pobres, as que mais precisavam das casas não as receberam até hoje.

Infelizmente, nem a população e nem os vereadores (anteriores e atuais), estão percebendo a importância de uma Câmara independente e cumprindo seu papel constitucional. Normalmente, temos uma troca de apoio por secretarias e cargos no executivo. Estão negociando não o voto, mas nosso futuro! Numa época em que chegamos a 39 secretarias, a Casa da Memória precisou ser desocupada para abrigar duas delas, perdendo mais de 80 % de seu acervo (acompanhei tudo e, não fosse pelo Danilo Quitiba, a perda seria de 100%).

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais