qua 24/abril/2024 21:12
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Renato Casagrande apresentou a nova matriz de risco. Foto: YouTube/Renato Casagrande

Novo mapa terá Marataízes com alto risco de contágio da Covid-19

redacao
Redação Dia a Dia

O governador Renato Casagrande afirmou nesta quarta-feira (20), durante videoconferência com a imprensa, que se a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado chegar a 91%, alguns municípios terão que ficar completamente fechados. Durante a transmissão, ele apresentou a nova matriz de risco de contágio da Covid-19, que irá incluir Marataízes na lista dos municípios com risco alto de transmissão da doença.

Casagrande disse que até a próxima semana o Estado irá aumentar o número de leitos de UTI e enfermaria para atendimento dos pacientes de Covid-19.

“Até segunda-feira (25) vamos chegar em 1.040 leitos de UTI e enfermaria. É um esforço gigantesco do governo. Estamos fazendo parceria com instituições privadas e filantrópicas”, disse.

Apesar da ampliação no número de leitos, Casagrande alertou que se a taxa de ocupação passar de 90%, em algumas cidades poderá acontecer o lockdown (confinamento).

“Se tivermos acima de 90% dos leitos de UTI ocupados, alguns municípios ficariam completamente fechados. Todo o Estado ficaria com restrições, total ou parcial”, explicou.

Hospitais de campanha

Casagrande disse que não descarta criar um hospital de campanha no Estado, mais precisamente em Colatina. De acordo com ele, essa será a última alternativa caso o governo não consiga contratar leitos em hospitais que já possuam estrutura e pessoal já contratado.

O governador voltou a frisar a necessidade do isolamento social neste momento de agravamento da pandemia, além do uso de máscaras faciais.

“Terminamos a primeira fase do Inquérito Sorológico e somente 2,1% da população capixaba estão contaminados com a Covid-19. Isso representa 84 mil pessoas que já causaram todo esse estresse no sistema de saúde e tantas mortes no Estado. Isso mostra a violência do vírus. Por isso peço cuidado extremo”, disse.

Matriz de risco

A nova matriz de risco do governo do Estado começará a valer a partir do próximo domingo (24) e levará em conta os seguintes critérios para definição do nível de risco de contágio da Covid-19 nos municípios: coeficiente de incidência do município, letalidade, índice de isolamento e percentual da população acima dos 60 anos.

De acordo com Casagrande, pelo novo mapa, Marataízes, Afonso Cláudio e Alfredo Chaves passarão a integrar a lista de cidades com alto risco de contágio do coronavírus, ao lado de Santa Teresa, Fundão, Presidente Kennedy e a Grande Vitória.

Cidades ao redor desses municípios passarão automaticamente para o nível moderado de contágio, entre elas Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Alegre e Guaçuí.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais