fbpx
20.1 C
Vitória
quinta-feira - 17 de outubro de 2019
DiaaDiaES.com.br
O novo Cras funciona no bairro Ruy Pinto Bandeira. Foto: PMCI

Novo Cras de Cachoeiro já tem cerca de mil pessoas cadastradas

Inaugurado há uma semana na Estação Cidadania – Cultura (ECC) Sérgio Sampaio, no bairro Ruy Pinto Bandeira, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) já tem cerca de mil pessoas cadastradas.

Entre os inscritos estão membros de famílias em situação de vulnerabilidade social que, antes da abertura da unidade, eram atendidos pelo Cras do bairro Jardim Itapemirim.

O Cras funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Nele, é possível ter acesso ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com atividades para todas as idades, e receber orientações e encaminhamento para acesso a programas e benefícios assistenciais.

Moradora do bairro Boa Vista, a dona de casa Vanessa Carneiro Lopes, de 36 anos, é uma das pessoas beneficiadas pela abertura da nova unidade, que fica mais próxima da casa dela.

“Fui realizar o meu cadastro para o Bolsa Família e fui muito bem atendida. Esse Cras vai ajudar muito os moradores da região. Eu, por exemplo, estava tentando fazer o meu cadastro há muito tempo, mas não conseguia por falta de tempo. Agora, facilitou, principalmente porque tenho um filho pequeno. Tudo ótimo, foi excelente”, disse.

Bairros atendidos

O novo Cras passou a ser referência para famílias dos seguintes bairros, distritos e localidades: Ruy Pinto Bandeira, Aeroporto, Marbrasa, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Central Parque, Boa Vista, Coramara, Córrego dos Monos, São Joaquim, Santa Fé (de Cima e de Baixo), Bebedouro, Córrego do Brás, Córrego do Óleo, Por do Sol e Morro Grande.

“Com esse novo equipamento, ampliamos nossa cobertura de atendimento e levamos o serviço para mais perto dos cidadãos. Isso permite desafogar o Cras de Jardim Itapemirim, que absorvia todas as demandas dessas localidades agora referenciadas ao novo Cras. É uma grande conquista”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Stulzer.

Estação Cidadania

A Estação Cidadania – Cultura tem cerca de 3 mil metros quadrados e, além do Cras, conta com biblioteca, cineteatro, quadra coberta, bicicletário, playground, pista no entorno para caminhada e espaço para telecentro.

No local, também são ofertadas aulas de capoeira, às segundas-feiras, das 18h às 19h, e de ginástica, todas as terças e quintas, das 19h às 20h. O espaço ainda abriga oficinas artísticas de máscaras e esculturas em telas, teatro e dança.

Carregando....