ter 19/março/2024 08:12
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Museu de História Natural do Sul do ES tem programação especial na Semana de Ciência e Tecnologia

Camila Soares

Durante a 12ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, o Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo (Muses) vai abordar, por meio de exposições, palestras e oficinas, o tema diversidades de mão dadas com a sustentabilidade.

As atividades estão divididas no município de Alegre e também em Jerônimo Monteiro, onde fica a sede do museu.

No primeiro dia, 23 de outubro, no auditório do CREAD, no campus da Ufes em Alegre, três profissionais de diferentes áreas vão debater inovação e tecnologias aplicadas à sustentabilidade.

O professor de Economia Ednilson Felipe vai abordar o processo de transição da economia convencional para a bioeconomia.

Já o promotor de Justiça, Wagner Vasconcelos, traz à tona a questão do Direito Ambiental e, por último, o gestor de Unidade de Conservação do Iema, Marcelo Silva, vai destacar a importância dessas áreas e a relação com a população do entorno. Ao final, será realizado uma mesa redonda com os participantes e palestrantes.

Segundo o professor do Departamento de Biologia e gerente do Muses, Rodrigo Figueiredo, essas atividades, apesar de serem abertas ao público, têm um viés mais voltado para os acadêmicos e estudantes da área. Quem quiser participar das palestras deve fazer a inscrição neste link.

Do dia 24 a 26, as atividades vão acontecer no espaço do museu. A exposição Muses Diversidades do Espírito Santo, por exemplo fica aberta para visitas escolares agendadas.

“A gente tem o nosso acervo permanente que está sempre aberto a visitação, mas no momento do evento nós temos monitores fazendo visitas guiadas. São seis exposições diferentes e boa parte do material que a gente tem é daqui da região. Então são plantas, animais, rochas que a gente encontra aqui no sul do estado, no caparaó, e aí a gente contextualiza”, explica Rodrigo.

Atividades lúdicas

As atividades lúdicas e oficinas também são voltadas para o público infantojuvenil. As escolas interessadas em levar seus alunos tanto para a exposição quanto para as oficinas devem fazer o agendamento pelo e-mail [email protected]

O gerente do Muses destaca a importância de momento como esse para que a comunidade sinta-se acolhida pela universidade e se aproxime dela.

“A ideia do museu é ser uma extensão da população. A gente quer que as pessoas façam uso do espaço do museu porque ele é uma ponte muito importante para que as pessoas possam vir até a universidade e a universidade possa ir até ela, para que as pessoas saibam a importância da universidade e dos pesquisadores para a comunidade, e esse momento de visitar o museu, de ver a atuação desses pesquisadores, é importante para fazer essa aproximação da população com a universidade e vice-versa. A gente acaba nesse momento quebrando os muros invisíveis que existem”, comenta Rodrigo.

Programação

Dia 23 de outubro
Palestras
– Em direção a bioeconomia? Inovação, oportunidades e desafios em momento de transição da economia convencional – Ednilson S. Felipe (Departamento de Economia, Ufes)

– Meio ambiente, sustentabilidade e direito: uma interlocução possível (e necessária) diante dos riscos do século XXI – Wagner Vasconcelos (promotor de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim)

– Experiências e desafios na gestão de Unidades de Conservação no Espírito Santo – Marcelo Silva (Gestor de Unidade de Conservação do IEMA)

Dia 24 a 26 de outubro
Exposição e Oficinas 

– Exposição dinâmica “Economia, Criativa sustentável”: com modelos de fabricação de
sabão a partir de óleo reaproveitado, mini-horta autoírrigável e até um aquecedor de
água solar

– Exposição da Bio e Geodiversidade do Brasil com foco no Espírito Santo (todos os públicos)

– Roda Roda dos “bichin’: Jogo interativo e lúdico para o conhecimento sobre biologia e
ecologia dos invertebrados de vida livre e parasitas (para todas as idades)

– Quebra-cabeças e outros jogos: ilustrando a diversidade do ES e do Brasil (indicados para menores de 7 anos)

– Bingo da Diversidade: divertida competição sobre ocupação do solo e implicações ambientais num cenário de alterações climáticas globais (indicado para, maiores de 10 anos)

– Hidrogeologia – Água comCiência: experimentos e atividades lúdicas para a utilização consciente dos recursos hídricos (para todas as idades)

– O Grande Dia (The Big Day): competição de observação de animais, uma prática de ecoturismo muito divertida (indicada para maiores de 8 anos)

– Sessão de cinema ambiental: exposição e discussão de curtas sobre produção e impactos de biocombustíveis (para todas as idades)

– Do que são feitas todas as coisas? exposição tem como objetivo explorar área de Física de partículas apresentando, ao público os modelos atómicos e a aplicação dessa área em atividades de importância, para as pessoas (para todas as idades)

– Oficina de foguetes: A oficina de lançamento de foguetes tem como objetivos comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua e estimular crianças e jovens a construírem e lançarem foguetes feitos de garrafa PET. Necessário agendamento especial (instruções via e-mail). Apenas grupos de 20 crianças com sessões às 10h, 11h, 14h e 15h.

manobra_perigosa

Manobras perigosas: PM persegue e prende suspeitos de rolezinho noturno

Floresta_Pacotuba

A vocação da região sul do ES para o turismo

Carne

Três toneladas de alimentos impróprios são apreendidos em comércio clandestino

PRF_veículo_roubado

PRF recupera em Itapemirim veículo roubado no Rio de Janeiro

Coral Vozes_de_Cachoeiro

Coral “Vozes de Cachoeiro” canta no dia do aniversário e na casa de Roberto Carlos

CantorElvisElan_

Cantor Elvis Elan abre a 32ª Expojaqueira com música nova

Troféus Prêmio IEL de Talentos - edição 2023_Divulgação

Projetos Inovadores garantem prêmio a empresas e estagiários 

pintura-parede-predio-17-03-2024

Verdades no Muro

Leia mais