fbpx
20.1 C
Vitória
quinta-feira - 17 de outubro de 2019
DiaaDiaES.com.br
Muro do museu já começou a receber intervenção artística. Foto: PMCI

Muro do Museu Ferroviário vira supertela para homenagear personalidades de Cachoeiro

O muro em frente ao Museu Ferroviário Domingos Lages, em Cachoeiro, começou a ganhar “a cara” de ilustres filhos da terra. É que figuras como Roberto Carlos, Sérgio Sampaio e Raul Sampaio Cocco, Luz Del Fuego, Carlos Imperial e Arnoldo Silva vão ser representadas em obras feitas por artistas selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).

A intenção é oferecer à população um grande painel  a céu aberto que se tornará uma nova atração turística da cidade.

A intervenção é conduzida por quatro artistas selecionados via edital pela Semcult. Cada um terá uma área de 13 metros de comprimento no muro, por seis de altura para fazer sua obra.

Em uma delas, serão retratados personalidades como Roberto Carlos, Sérgio Sampaio e Raul Sampaio Cocco, Luz Del Fuego, Carlos Imperial e Arnoldo Silva. Em outra, Maria Gasolina, Maria Fumaça, Moringueiro, Delicioso, Nenê Doido, Geraldo e Agulha.

A terceira tela será composta por mestres da cultura popular, como João Inácio, Dona Canutinha, Dona Maria Laurinda, Dona Isolina, Mestre Salatiel e Evandro Moreira. Na quarta, serão homenageados Jece Valadão, Levino Fanzeres, Zozô, Rubem Braga, Newton Braga e Dedé Caiano.

Corredor cultural

Segundo a prefeitura, o painel se tornará mais uma atração para visitação ao corredor cultural formado pelo Museu Ferroviário, pela Casa de Cultura Roberto Carlos e pela centenária Ponte de Ferro.

“Esse painel a céu aberto é uma proposta de educação patrimonial para o município, que será um dos pontos de visitação do projeto ‘Doce Terra Onde Eu Nasci’. Fará parte do conteúdo dos guias no circuito, para apresentar para nossas crianças, cidadãos e turistas um pouco sobre a nossa história”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Na opinião do muralista Rudson Costa, que está entre os selecionados para o projeto, o sentimento de fazer parte dessa iniciativa “é monumental, do tamanho do painel que vamos fazer”. “É muito importante juntar tanta gente especial da cidade numa mesma obra.”

Carregando....