seg 29/abril/2024 12:53
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Mundo Pet: novidades nas farmácias de manipulação para ajudar na hora de dar remédio aos animais de estimação

Erika Santos

Fazer um animal de estimação tomar um remédio nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes não há pedaço de carne capaz de tapear os pets quando eles percebem a presença de um medicamento escondido.

A engenheira e designer de interiores Elisangela Nobre, de Vila Velha, sabe bem o drama que vive quando precisa dar remédio ao seu melhor amigo Yuki, um bichon frisé de 11 anos.

“Ele é muito esperto e não abre a boca de jeito nenhum. Então eu coloco ele num lugar mais alto, abro a boca dele e dou o remédio. Quando é líquido, uso a seringa para facilitar o trabalho”, contou Elisangela.

Elisangela e Yuki durante passeio. Foto: Acervo pessoal

A irmã de Elisangela, a gerente de marketing Priscila Nobre, que mora em Campinas, tem dois spitz alemão e vive situações diferentes com eles.

“O Nico odeia remédio, então quando o remédio é mastigável, ele é tão esperto que recusa. Como ele é muito mansinho, eu abro a boca do Nico e coloco na goela dele. No caso da Amora, como ela come até pedra, eu entrego o remédio e, independente de ser mastigável ou não, ela engole. Mas quando é remédio de pingar é mais difícil. Minha veterinária me orientou a pingar no cantinho da boca, perto da gengiva”, contou Priscila.

Priscila, com Amora e Nico: dificuldades na hora de dar remédio. Foto: Acervo pessoal

Pensando nessa dificuldade, as farmácias de manipulação lançaram soluções que deixam esse momento menos traumático. Entre as novidades estão biscoitos com cheiro de carne para cães, xarope sabor de peixe para gatos, além de torrões de açúcar com gosto de maçã e forma de cenoura para cavalos.

Tratamento médico

De acordo com a farmacêutica Denise Martins Oliveira, atual presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) no Espírito Santo, os medicamentos manipulados facilitam e podem, principalmente, auxiliar na aderência do tratamento médico.

“São produzidos na dose certa e de uma forma que facilita a administração, com diversos sabores para atender à preferência do animal”, revela.

As novidades são algumas das possibilidades da manipulação de medicamentos veterinários.
“A indústria humana tem dificuldade em produzir a quantidade exata ou oferecer o necessário para todo o tratamento do animal, o que gera desperdício. Além disso, dependendo da faixa de peso, a administração para os muito pequenos e de diferentes espécies fica restringida”, disse a farmacêutica.

De acordo com ela, as farmácias de manipulação devem seguir critérios rígidos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde 2014.

“Para preparar todo e qualquer produto para animais, é preciso ter licença de funcionamento desse órgão, que é o responsável pela fiscalização e regulamentação dos estabelecimentos que manipulam produtos veterinários. No caso de medicamentos de uso controlado, é necessário portar também Autorização Especial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, afirma.

Segundo dados do Panorama Setorial 2018 existem 7,5 mil farmácias de manipulação no Brasil, sendo 4,3 mil na região Sudeste e aproximadamente 200 no Espírito Santo. Entre 2014 e 2018, o número de lojas no país teve um aumento de 8,8% e, só no Estado, a média nesse mesmo período foi de 14,3%.

bar-cafeteria-drink-28-04-2024

Moedas – Lembranças

manjericao-28-04-2024

Manjericão

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Leia mais