ter 16/abril/2024 10:40
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Mucuri nega chegada do óleo. No ES, 9 cidades estão em alerta

Camila Soares

A Prefeitura de Mucuri, no Sul da Bahia, negou nesta quarta-feira (6) que a mancha de óleo tenha atingido suas praias, informação corroborada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Nove cidades do Espírito Santo já foram treinadas para enfrentar o problema.

Segundo o superintendente do órgão no Espírito Santo, Diego Libardi, na noite de terça-feira (5) completaram “dois dias sem vestígios de óleo se aproximando do litoral capixaba. A última ocorrência das manchas mais próxima do Espírito Santo foi há dois dias no município de Nova Viçosa, cerca de 55 quilômetros em linha reta do Espírito Santo”.

Monitoramento

O monitoramento está sendo feito diariamente nas praias pelo Programa de Monitoramento das Praias, da Petrobras, e os próprios municípios também têm desenvolvido uma metodologia própria de verificação das manchas.

“O monitoramento da chegada do óleo é pelo contato, não temos nenhum modelo matemático capaz de dar uma previsão. Não é possível hoje dizer que o óleo vai chegar, nem que ele não vai chegar. O que nós podemos fazer é estar preparados para caso ele chegue, dar uma resposta rápida a sociedade fazendo a limpeza imediata e devolvendo ao estado natural das praias e estuários. Hoje não tem contato e nenhuma evidência de que temos óleo no Espírito Santo”, destaca Libardi.

Municípios

Na terça-feira, todos os nove municípios já capacitados se reuniram com o Ibama e outros órgãos que atuam à frente do Plano de Emergência. A reunião tinha como objetivo entender as necessidades de cada cidade, conhecer a atuação das mesmas e apresentar um organograma com uma estrutura definida de quem vai fazer cada serviço, oferecer informações, atendimentos, de forma que os municípios conheçam a estrutura que o Estado e o governo federal possuem e saibam a quem recorrer.

Diego elogia a interação dos municípios, especialmente Conceição da Barra, São Mateus e Linhares que podem ser os primeiros a serem afetados, caso a mancha chegue ao Estado.

“Todos os municípios estão participando de forma efetiva, criando multiplicadores dentro das comunidades, cadastrando voluntários para que a gente possa utilizar, eventualmente, se necessário, estão fazendo aquisição de equipamentos, disponibilizando estruturas. Está sendo excelente a relação com os municípios”, destaca Libardi.

O Ibama realiza nesta quarta-feira uma reunião para avaliar o que já foi feito e entender sobre as novas previsões.

Lideranças capixabas_audiência_pública_15_04

Vice-governador e outras lideranças debatem desenvolvimento econômico no Sul do ES

xr:d:DAGCgOMT6eY:4,j:3486211075150806121,t:24041516

Usuários de álcool e drogas em praça de Cachoeiro causam medo entre moradores

Mimoso_do_Sul_mapeamento_inundação_15_04_24

Mapeamento: quase 4 mil imóveis atingidos por inundação em Mimoso do Sul

Bucha_maconha_15_04_24

Menino encontra bucha de maconha na rua e suspeito é preso após tentar reaver a droga

Roberto_Carlos_aniversário_Cachoeiro_13_04_2024

Apresentações musicais abrem programação do aniversário de Roberto Carlos

rio-mimoso-14-04-2024

Rio que corta Mimoso vai ser desassoreado pelo governo para evitar novos alagamentos

livro-leitura-14-04-2024

Dois Poemas

quindim-14-04-2024

Quindim

Leia mais