DiaaDiaES.com.br

Minúsculo, resistente e superpoderoso

Você sabia que existe um animalzinho que consegue sobreviver à água em fervura e ao frio do congelador?

Os tardígrados são animais minúsculos e muito resistentes que vivem em condições que nenhum ser humano sobreviveria.

Também chamados de ursos d’água, os tardígrados são seres bem pequenininhos com aparência fofa, parecida com a de um urso.

Devido ao seu tamanho que varia de 0,05 a 1,25 mm, não são percebidos a olho nu. Podemos encontrá-los em locais com muita água ou em solos bastante úmidos, em água doce ou salgada, e, estão ali, sempre à procura de detritos, algas e até animais microscópicos para se alimentarem.

Mas o que chama atenção neste gracioso ser é a extraordinária capacidade de sobrevivência. Eles vivem por 10 anos e eventualmente por 100 anos, sobrevivem em temperaturas muito baixas como nas geleiras, e em altas temperaturas como 150º C, ou seja, mais quente que uma água em processo de fervura.

Às vezes, esses seres parecem fingir de morto, eles perdem água do corpo fazendo com que o metabolismo diminua. Essa característica singular é chamada de criptobiose. Dessa forma, ele consegue resistir às altas temperaturas.

A resistência dos tardígrados não termina por aqui. Eles conseguem resistir ao álcool absoluto, à pressão de 6 mil atmosferas, radiações de 5000 Gy, o que corresponde uma radiação 1 mil vezes maior que um ser humano consegue suportar. Esses minúsculos animais conseguem suportar esta situação, pois produzem uma proteína chamada DSU que envolve o DNA, protegendo-o da radiação.

Enfim, ele é minúsculo, resistente e superpoderoso.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: