DiaaDiaES.com.br
Image default

Michele Leal de Oliveira: “O segredo do sucesso é a persistência”

A lista de mulheres que desafiam o mercado e têm uma história de sucesso vem aumentando nos últimos anos e, mesmo diante de obstáculos, elas batalham para tornar seus sonhos em realidade.

Foi pensando assim e trabalhando diariamente que a empresária Michele Leal de Oliveira tem transformado suas ideias em negócios rentáveis para sua família.

Com 36 anos e determinação de sobra, ela administra uma loja de roupas, que leva seu nome – Michele Leal, e um supermercado, o Dan Lucas.

As duas empresas estão localizadas no bairro Village da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim. Além de administrar os estabelecimentos e 12 funcionários, Michele divide seu tempo com sua família: casada, ela é mãe de três filhos e tem uma neta.

“Minha vida é trabalho. Peco um pouco ao não passar mais tempo com minha família durante a semana. Compenso nos fins de semana: o meu domingo é todo para eles e não abro mão disso”, conta.

Hoje, Michele conta que está colhendo os frutos de seu árduo trabalho dos últimos dois anos, e já faz planos para expandir, tanto sua loja quanto o supermercado para outras partes da cidade.

Apesar de estar com o controle dos negócios, ela conta que não foi tão fácil no início, mas que nunca pensou em desistir.

 

 

INÍCIO

Michele explica que trabalhou durante 10 anos numa empresa de granito, onde gerenciava um departamento fiscal.

“Nessa época eu já sentia que era o momento de abrir meu próprio negócio”, relembrou a empresária, que arrumou coragem e pediu demissão.

No início, começou dando consultorias para a empresa por mais um ano até abrir o próprio negócio, um restaurante. Porém, depois de um ano, ela percebeu que não era a sua área e passou o negócio adiante.

“Fiquei perdida. Me perguntava todos os dias o que ia fazer. Me vi diante de duas opções: ou voltava a ser empregada ou retomava minhas consultorias na área fiscal. Apesar de ter essas opções, isso ainda não era o que eu queria fazer”, explica.

 

 

DAN LUCAS SUPERMERCADOS

Enquanto ela se decidia, o irmão comprou o supermercado Dan Lucas e passou a gerenciá-lo.

“Depois de quatro meses à frente do supermercado, meu irmão resolveu vendê-lo, e então, vi uma grande oportunidade. Eu não tinha nenhum conhecimento, mas era um desafio que eu queria e precisava naquele momento”.

Ela adquiriu o supermercado do irmão e aos poucos foi organizando o estabelecimento, que estava com muitos boletos em aberto.

“Tenho conhecimento na parte administrativa, porém contei com a ajuda de pessoas que já trabalhavam no supermercado. Os funcionários foram e são fundamentais para a organização e o funcionamento deste empreendimento”, ressalta.

 

 

 

MICHELE LEAL

Mais adiante, Michele decidiu abrir sua loja de roupas, alugando um espaço que estava desocupado na parte de cima do supermercado.

“Em outubro do ano passado, surgiu a oportunidade de pegar o ponto. Depois, em conversa com minha família, decidimos comprar o prédio e investi na reforma da loja”, pontua.

A reforma ainda está em andamento.

“Quero levar meu nome e o da minha marca ao reconhecimento e estou correndo atrás para isso”

O empenho e dedicação deram resultado. Ela destaca que nesse período de pandemia, mesmo com toda a crise econômica, a loja teve um crescimento de 40%.

Em meio aos desafios, surgem as oportunidades. Michele encontrou no delivery um diferencial para atender aos clientes de sua loja. “Nossas vendas hoje são 90% on-line. Não é fácil, mas trabalho muito para tudo dar certo e acredito que estou no caminho certo”, explica.

 

 

PROJETOS

Foram muitas as dificuldades no início da sua vida empresarial. “Pegar um supermercado com dívidas não foi fácil”, lembrou. Durante algum tempo, ela utilizou o lucro da loja de roupas, que já estava dando um bom retorno, para manter as despesas do supermercado, até que ele se estabilizasse.

Hoje, os dois negócios se mantém muito bem, diz. Ela complementa: “o segredo do sucesso e do crescimento é a constância. Tudo que focamos, expande. Se focarmos na solução, ela vai aparecer”.

Michele pretende expandir os negócios. “Não vou dizer que isso vai acontecer no próximo ano, mas tenho projeto de crescer”.

 

PERSISTÊNCIA

 Persistência e constância são duas palavras muito usadas por Michele e define o momento da empresária. “Quando temos nosso próprio negócio para administrar percebemos que não é como imaginamos. É um trabalho intenso e cauteloso. Eu tinha boletos para pagar e precisava encontrar soluções”, relatou.

Um dos problemas que ela detectou no início do supermercado foi a conta alta de energia. A empresária, então, investiu na aquisição de uma nova ilha, que é o expositor frigorífico para congelados.

Em pouco tempo, ela começou a ver o retorno. O novo equipamento gerou uma economia de quase R$ 5 mil na conta de luz nos últimos três meses.

Michele ressalta que o empreendedor deve se aperfeiçoar sempre. E é isso o que ela procura fazer diariamente, buscar conhecimento e treinamento.

“Faço cursos e conto com consultorias, o que ajuda bastante. Estou sempre antenada e tento atender o cliente sempre da melhor forma. É uma busca constante para aprender mais e realizar novas conquistas”, completa a empresária.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: