28.4 C
Vitória
terça-feira - 19 de março de 2019
DiaaDiaES.com.br
Cultura Turismo

Matriz Velha comemora 135 anos hoje com apresentação de músicas clássicas

A Camerata Sesi é a atração desta quinta-feira (14), às 19h30, no encerramento das comemorações dos 135 anos da Igreja Nosso Senhor dos Passos, também conhecida como Matriz Velha.

Durante 60 minutos, os músicos vão trazer canções de Mozart, Bach, Vivaldi e também de outros compositores consagrados.

Para o padre Evaldo Ferreira, responsável pela paróquia, esse é um momento de confraternização, onde os fieis vão poder conferir ainda outros grandes clássicos da música clássica e popular brasileira.

“Uma boa música eleva a alma e faz com que a gente tenha um momento de reflexão com Deus. Vai ser um presente para quem tiver o privilégio de poder assistir a essa apresentação”, destacou.

Durante a cerimônia, pe. Evaldo vai entregar a bênção do Nosso Senhor dos Passos, uma homenagem simbólica para ex-lideranças da comunidade e benfeitores que tenham contribuído ao logo dos anos para que a igreja se mantenha de pé.

“São pessoas que colaboraram na organização e manutenção do templo”, explicou padre Evaldo.

Saiba mais sobre a Camerata SESI

A Orquestra Camerata Sesi é liderada pelo maestro Leonardo David e sua equipe de músicos é famosa por inovar no formato de suas apresentações, normalmente aplaudidas de pé, com fusões de gêneros musicais eruditos e populares como Rap, MPB, Forró e Rock’n’roll, incluindo parcerias com bandas locais e músicos consagrados nacionalmente, entre os quais Paulo Ricardo e Leoni.

História

A Igreja Nosso Senhor dos Passos, também conhecida como Matriz Velha, recebeu a bênção inaugural em 1884. Era uma capela de propriedade particular do capitão Francisco de Souza Monteiro, na época, uma importante personalidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Era pai de figuras religiosas e políticas da cidade, como Jerônimo Monteiro, governador do Estado na época; Bernadino Monteiro, também um importante político da região; e Dom Fernando Monteiro, este último sendo o primeiro bispo nomeado no Espírito Santo.

A capela de Nosso Senhor dos Passos foi doada à paróquia, passou por diversas reformas em 1882 e começou a funcionar como matriz de Cachoeiro em 1884, já dedicada a São Pedro Apóstolo, padroeiro da cidade.

Leia Também...

Festival reúne cervejas artesanais e boa música em Cachoeiro neste sábado

DiaaDiaES.com.br

Marataízes encerra programação de verão com Festival Gastronômico

DiaaDiaES.com.br

Trecho de Piúma destruído pelo mar será recuperado e terá deck, calçadão e ciclovia

DiaaDiaES.com.br
Carregando....