fbpx
20.1 C
Vitória
quinta-feira - 17 de outubro de 2019
DiaaDiaES.com.br

Mais de 4 mil profissionais da saúde serão capacitados no Sul do estado

Com o objetivo de reorganizar e padronizar os serviços da atenção primária de Saúde, como as unidades dos bairros, por exemplo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está capacitando 4.260 profissionais da área em todo Sul do estado por meio de oficinas de planificação.

De acordo com o superintendente regional de Saúde, Jair Ferraço, 180 tutores foram preparados durante seis oficinas de planificação.

O encerramento dos treinamentos ocorreu na quinta-feira (18) em Cachoeiro de Itapemirim, na São Camilo, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

“Nosso pessoal capacitou os tutores para que eles façam a reprodução de uma unidade de saúde ideal e de serviço de saúde básica ideal em seu município e além da Rede Cuidar, em Guaçuí, que integra toda a região do Caparaó”, ressaltou Jair Ferraço.

A proposta da planificação é promover uma mudança estrutural dos processos de trabalho, gerando melhoria da qualidade da assistência ao paciente e racionalização dos gastos. Também pretende integrar a atenção básica à Rede Cuidar, que é o novo modelo de atendimento na saúde do Estado.

Esse movimento é conduzido pela Sesa em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“A meta é reorganizar o serviço de atenção primária, fazendo com que todos tenham a mesma visão, identifiquem suas dificuldades e corrijam os problemas”, ressaltou Jair.

De acordo com a coordenadora da Planificação na Região Sul, Priscila Santos de Oliveira Rocha, o encerramento da planificação marcou o final da primeira etapa do processo de implantação da Rede Cuidar. As ações de planificação começaram em dezembro de 2017.

Estão envolvidos no processo os municípios de Cachoeiro, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Carregando....