fbpx
DiaaDiaES.com.br
Foto ilustrativa: Freepik
Geral Saúde

Kennedy discute plano para enfrentar o coronavírus

A pandemia de coronavírus no Brasil e a confirmação de dois casos da doença no Espírito Santo preocupam a Prefeitura de Presidente Kennedy. Técnicos da Secretaria de Saúde se reuniram na terça-feira (10) para discutir o plano de contingência do município em relação ao Covid-19.

O objetivo é garantir que os serviços de saúde estejam aptos a detectar os casos suspeitos e os profissionais promovam as medidas de segurança, bem como os procedimentos para tratamento e diagnóstico.

O plano de contingência contém a adoção de um protocolo de atendimento de pacientes. Atualmente, o município se encontra na primeira fase por não ter casos confirmados da doença.

Reunião em Kennedy. Foto: PMPK

Na atual etapa, o município mantém alerta aos casos suspeitos com notificação imediata e garantia de acesso prioritário, seguido de coleta de exames em todos os casos suspeitos conforme fluxo. Além disso, divulgação de materiais de apoio e capacitação da rede, garantia de estoques de insumos e equipamentos.

Entre as medidas implantadas pela Secretaria Municipal da Saúde estão: capacitação imediata de servidores para cuidados preventivos; distribuição de insumos para os serviços e para isolamento dos pacientes nas Unidades de Saúde e PAM; e disseminação de informações oficiais quanto ao acompanhamento e encaminhamentos aos hospitais referência no Estado.

Tratamento

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

Medidas de prevenção

• Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão.
• Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização.
• Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal.
• Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Carregando....