24.7 C
Vitória
sexta-feira - 20 de setembro de 2019
DiaaDiaES.com.br

Jogo educativo da BRK Ambiental orienta alunos de Cachoeiro sobre meio ambiente, saneamento e saúde

Em uma iniciativa para reforçar a importância da preservação dos recursos naturais e melhorar o entendimento sobre saneamento entre alunos da educação infantil de escolas públicas e particulares, a BKR Ambiental realiza em Cachoeiro mais uma etapa do Programa Cuidar Mais, com o jogo educativo Corrida do Saneamento.

As primeiras instituições a participarem foram a EMEB Maria das Graças Felippe (distrito de São Joaquim), EMEB Virgínia Athayde Coelho, EMEB Abigail dos Santos Simões, Colégio Jesus Cristo Rei, EMEB Sebastião da Rosa Machado, EMEB Irmã Margarida, EMEB Maria das Neves Soares de Albuquerque Espíndula, EMEB Saturnino Rangel Mauro, Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE) e EMEB Hilsen Darci Perim (distrito de Burarama). 

Na última terça-feira (10), a Corrida do Saneamento foi levada para a EMEB Teresa de Avelar Picoli, e nesta quinta-feira (12), acontece na Escola Canadense Maple Bear Cachoeiro.

Canções infantis

O jogo educativo envolve duas equipes formadas por crianças de 5 e 6 anos, em que cada uma escolhe um colega para ser o peão do tabuleiro. As casas têm informações sobre meio ambiente, saúde, reciclagem, preservação e saneamento básico, e, durante a atividade, canções infantis que falam sobre o meio ambiente são executadas.

A atividade é aplicada pela analista de Responsabilidade Socioambiental da BKR Ambiental, Micheline Bernabé, e pelo artista local Vitor Lendários.

“Por meio da ludicidade, do jogo e da música, conseguimos transmitir para os alunos da educação infantil temas de alta relevância. Entre eles, a importância de se consumir água tratada e a relação da coleta e do tratamento de esgoto para a saúde. Os alunos são estimulados a mudar hábitos e atitudes de consumo para, assim, contribuírem com o desenvolvimento sustentável e reduzir os impactos ambientais”, disse Micheline Bernabé.

Integração

Para a pedagoga da EMEB Sebastião da Rosa Machado, Patrícia dos Santos Chagas, que recebeu a visita do programa no dia 30 de agosto, a ação promoveu integração entre alunos da pré-escola e do maternal e professores participantes. 

“O projeto tem um desenvolvimento muito pertinente. Temos trabalhado a conscientização sobre o meio ambiente e sobre o uso responsável da água, temática importante por ser uma forma de conscientizar as crianças e mostrar que elas também fazem parte do meio ambiente e são protagonistas nos cuidados com o planeta”, pontuou.

Para a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, a parceria é relevante para a rede municipal, pois as atividades desenvolvidas pelo projeto reforçam os conteúdos aplicados em sala de aula. 

“Por ser tratar de utilização de metodologias diversificadas, com jogos e brincadeiras, os alunos se envolvem mais e, consequentemente, aprendem com mais facilidade”, destacou.

Cuidar Mais

O Programa Cuidar Mais atendeu no ano passado 551 alunos do Maternal IV, Pré II e Infantil III, de nove Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e do Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), e outros 1.878 estudantes do 5º ano de Cachoeiro de Itapemirim. Desenvolveu eventos, Mostra Cultural, palestras e encontros com a comunidade.

Leia Também...

Usina da BRK Ambiental em Cachoeiro é pioneira em geração de energia solar

Andréia Pegoretti

Produtores rurais de Cachoeiro visitam circuito turístico em Anchieta e já planejam projeto em São Vicente

Camila Soares

Projeto vai implantar hortas em escolas municipais de Cachoeiro

DiaaDiaES.com.br
Carregando....