DiaaDiaES.com.br
Retirada de algas da Lagoa Guanandy. Foto: PMI

Itapemirim faz mutirão de limpeza de algas na Lagoa Guanandy

As Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Social, Defesa Civil e Guarda-Vidas de Itapemirim iniciaram na última quinta-feira (10) um mutirão de limpeza de algas da Lagoa Guanandy, um dos pontos turísticos mais bonitos do município, que fica no Litoral Sul do Espírito Santo.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Itapemirim, Ezequiel de Souza, essa etapa da limpeza busca retirar o excesso de algas que acumulam no local, prejudicando a oxigenação da água, e consequentemente ocasionando a morte de peixes. Haverá ainda a retirada de rejeitos e um controle técnico para controlar a floração de algas.

Segundo Jean Paz Rosa, secretário de Meio Ambiente, a limpeza serve como controle ambiental da lagoa, uma vez que essas algas presentes trazem desequilíbrio ecológico. “As algas comprometem a lagoa, pois diminui a penetração dos raios solares, prejudicando o equilíbrio ecológico”, disse o secretário.

A Lagoa Guanandy é procurada pelos banhistas em dias de calor. Foto: PMI

Cercada por restinga, a Lagoa Guanandy, localizada próxima à comunidade do Gomes, tem praias de areia branca e água avermelhada. Nos dias de calor, ela é muito procurada pelos banhistas.

Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social de Itapemirim, os banhos são seguros, pois a água é limpa e desprovida de poluição. Os banhos são liberados e durante todo o ano a lagoa conta com serviço de guarda-vidas.

A lagoa fica na localidade de Gomes, distrito de Itaipava, e seu acesso deve ser pela Rodovia do Sol, entre a Praia de Itaoca, em Itapemirim, e a Praia do Pontal, em Marataízes.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: