DiaaDiaES.com.br
Projeto Animação Ambiental. Foto: Instituto Marlin Azul

Instituto Marlin Azul faz oficina virtual do projeto Animação Ambiental

Sob orientação da equipe do Ponto de Cultura Animazul, 15 alunos e oito professores de cinco escolas municipais de Icapuí, no Ceará, participam a partir desta segunda (5) até sexta-feira (9) da criação do roteiro para o próximo filme do projeto Animação Ambiental. Com dinâmicas variadas, muito bate-papo sobre cinema e preservação, a turma irá inventar as cenas, personagens e cenários do curta-metragem, que será animado ainda em outubro, pelos estudantes.

A oficina faz parte do projeto Animação Ambiental, desenvolvido pelo Instituto Marlin Azul (Vitória), com o patrocínio da Aliança Energia, por meio da Lei Rouanet. Esta será a terceira produção da parceria em 2020.

A animação Vento Viajante (6 min), lançada virtualmente em setembro, contou com o apoio da Secretaria de Educação de Icapuí (CE) e Dia do Manguezal (8 min), realizada em parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil Jacyntha Simões, de Goiabeiras Velha, Vitória, teve o lançamento realizado no Cine Metrópolis, e atualmente percorre o circuito de mostras e festivais de cinema pelo Brasil.

Oficina de roteiro

O roteiro será de criação coletiva e a inspiração virá do próprio ambiente de Icapuí, município que concentra belas praias e falésias. Com duas horas diárias ao longo dos cinco dias, as aulas virtuais para a criação do roteiro serão encontros dinâmicos, com atividades lúdicas, muita conversa e exibição comentada de filmes capixabas e cearenses.

Alunas durante a criação da animação Vento Viajante. Foto: Instituto Marlin Azul

Ao final das 10 horas de oficina, o roteiro estará pronto para a próxima etapa de realização do curta-metragem de animação. A oficina será ministrada pela diretora, editora e roteirista Luelane Corrêa, formada em cinema pela UFF, com a assistência da animadora Marinéia Anatório, integrante do Ponto de Cultura Animazul.

O projeto

Com 18 anos de estrada, o projeto Animação Ambiental cria uma oportunidade para os alunos refletirem sobre temas relevantes para suas comunidades, trazendo novos conhecimentos, de forma lúdica e divertida.

Ao criarem um roteiro e transformarem a história em filme, exercitam a expressão oral e escrita, a criatividade, as habilidades artísticas, despertam a imaginação, adquirem novos conhecimentos, desenvolvem a sensibilidade, o olhar crítico e a consciência ambiental.

Algumas animações do Projeto: Mangue e Tal (2002); Portinholas (2003); Zen ou Não Zen? Eis a Questão (2004); Vitória Pra Mim (2005); Albertinho (2006); Ele (2007); e Mestre Vitalino e Nós no Barro (2008), Fio de Esperança (2009), Maestro do Tempo (2010), Curvas de Niemeyer (2011), O Bruxo do Cosme Velho (2012), A Sombra da Mucuri (2013), A Baleia e o Tesouro (2014), Nada nadador! (2015), A Árvore de Humberto (2016), No Caminho da Escola (2017), Sobre a Gente (2018).

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: