DiaaDiaES.com.br
Foto: Alessandro de Paula

Incaper prevê calor de 40 ºC no Espírito Santo para os próximos dias

Uma massa de ar seco e quente, associado a um sistema de alta pressão atmosférica que dificulta a formação de nuvens vem influenciando o tempo no Espírito Santo nos últimos dias. O calor deve aumentar nos próximos dias, com temperaturas na casa dos 40 ºC em algumas regiões do Estado.

De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), essas condições contribuíram para o aumento das temperaturas em todo o território capixaba, como também os baixos índices de umidade relativa do ar, alcançando valores abaixo dos 30% no período da tarde, causando riscos à saúde humana e deixando a vegetação vulnerável a incêndios.

Segundo o Incaper, essas condições foram interrompidas entre os dias 21 e 23 de setembro, por conta de uma frente fria semi-estacionária que provocou acumulados de chuvas expressivos na faixa leste, amenizando o tempo abafado que estava ocorrendo naquela ocasião no Estado.

“Para esta semana, o calor ainda deve predominar no Espírito Santo. Apenas nesta terça-feira (29) e no sábado (03/10), a presença de umidade trazida pelos ventos oceânicos pode amenizar o calor no Sudeste do Estado, incluindo a capital, com uma pequena chance de chuva isolada nesta área. Em relação às temperaturas, nos próximos dias, elas devem oscilar entre 15° C e 33° C na região Serrana, 20° C e 37 °C na região metropolitana e entre 17° C e 40° C nas demais áreas do Espírito Santo”, explica o Incaper.

De acordo com o instituto, neste mês ainda não são esperados sistemas meteorológicos causadores de chuvas mais frequentes, uma vez que o período chuvoso típico no Estado se inicia a partir da segunda metade de outubro, o que se justifica o fato dos meses de setembro, outubro e novembro serem correspondentes à primavera meteorológica, época de transição do inverno, frio e seco, para o verão, estação quente e chuvosa.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: