qui 25/abril/2024 13:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

IBGE: desemprego na pandemia atinge maior patamar em agosto

redacao
Redação Dia a Dia

A taxa de desocupação atingiu 14,3%, na quarta semana de agosto, um aumento de 1,1 ponto percentual frente à semana anterior (13,2%), alcançando o maior patamar da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, iniciada em maio.

Essa alta acompanha o aumento na população desocupada na semana, representando cerca de 1,1 milhão a mais de pessoas à procura de trabalho no país, totalizando 13,7 milhões de desempregados. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (18), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população fora da força de trabalho (que não estava trabalhando nem procurava por trabalho) era de 74,4 milhões de pessoas, mantendo-se estável em relação à semana anterior (75 milhões) e, também, frente à semana de 3 a 9 de maio (76,2 milhões). Nessa população, disseram que gostariam de trabalhar cerca de 26,7 milhões de pessoas (ou 35,8% da população fora da força de trabalho). Esse contingente ficou estável frente à semana anterior (26,9 milhões ou 35,9%) e à semana de 3 a 9 de maio (27,1 milhões ou 35,5%).

Cerca de 16,8 milhões de pessoas fora da força que gostariam de trabalhar e não procuraram trabalho não o fizeram por causa da pandemia ou por não encontrarem uma ocupação na localidade em que moravam. Elas correspondiam a 22,6% das pessoas fora da força. Esse contingente permaneceu estável em relação à semana anterior (17,1 milhões ou 22,9%), mas diminuiu frente à semana de 3 a 9 de maio (19,1 milhões ou 25,1%).

A coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, destaca o crescimento da taxa de desocupação, que era de 10,5% no início de maio, e explica que a alta se deve tanto às variações negativas da população ocupada quanto ao aumento de pessoas que passaram a buscar trabalho.

“No início de maio, todo mundo estava afastado, em distanciamento social, e não tinha uma forte procura [por emprego]. O mercado de trabalho estava em ritmo de espera para ver como as coisas iam se desenrolar. As empresas estavam fechadas e não tinha local onde essas pessoas pudessem trabalhar. Então, à medida que o distanciamento social vai sendo afrouxado, elas vão retornando ao mercado de trabalho em busca de atividades”, disse, em nota, a pesquisadora.

Fonte: Agência Brasil

Pier_Itaipava_22_04

Pescadores de Itapemirim recebem vacinas contra a gripe

Polícia_Federal_25_04

Polícia Federal faz operação para reprimir fake news nas eleições

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

pregos-caminhao-correios-25-04-2024

Armadilha na estrada: Bandidos usam pregos para tentar roubar carreta dos Correios em Mimoso

Secretaria_Fazenda_Unidade_Movel_Cachoeiro_24_04

Unidade móvel da Secretaria de Fazenda fica no BNH de Cima até esta quinta (25)

Operação_Estado_Presente_24_04_24

Cinco foragidos suspeitos de homicídios e tráfico de drogas são presos em Cachoeiro

Major_CavattiB_23_09_2023

Novas viaturas chegam às cidades do sul atingidas pela enchente para suprir prejuízo de R$ 1,6 milhão

Abril_Verde_Santa_Casa_24_04_04

Abril Verde: Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa para evitar acidentes de trabalho

Leia mais