fbpx
DiaaDiaES.com.br
Agentes da Guarda com máscaras e luvas. Foto: Daniel de Paula
Cachoeiro Geral Saúde

Guarda Municipal de Cachoeiro trabalha de máscaras e luvas

O trabalho da Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim nos últimos dias tem sido voltado para desfazer aglomerações em bares ou casas noturnas e aconselhar idosos a retornarem para suas casas. E o cuidado contra o coronavírus está sendo redobrado: os agentes estão usando máscaras e luvas de plástico.

Não são poucos os casos de pessoas aposentadas que ignoram as orientações de isolamento domiciliar. Saem de casa simplesmente para passear ou fazer coisas triviais. “Vim cortar um galho de árvore na rua”, disse um idoso de 67 anos flagrado pela reportagem que preferiu não se identificar.

São em situações como essa que a Guarda age no intuito de fazer com que os idosos, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, entendam a importância de se resguardarem.

Bares e casas noturnas

Em bares e casas noturnas, a Guarda orienta que todos retornem às suas casas e que o estabelecimento seja fechado. Em caso de reincidência, o local é notificado pela prefeitura.

Fiscalização em bar. Foto: PMCI

“Reforçamos sobre a importância de a população ficar em casa e dos estabelecimentos comerciais seguirem as determinações para o momento. Com o descumprimento das regras do decreto, os estabelecimentos podem ter a suspensão e até cassação do alvará de funcionamento, além da responsabilização criminal do proprietário, por desobediência, com base no Código Penal Brasileiro”, frisa o secretário municipal de Segurança, Rui Guedes.

“A população de Cachoeiro deve continuar a contribuir com as denúncias para nos ajudar nas fiscalizações para reduzir os riscos de transmissão da Covid-19”, completa Guedes.

Para denunciar os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que não cumprem o decreto, os moradores devem ligar para o número 190 (Ciodes) ou acionar a Ouvidoria Geral do Município pelo telefone (28) 98814-3357 (ligações e WhatsApp) e pelo portal www.cachoeiro.es.gov.br (clique, sequencialmente, em: “Ouvidoria”, “Ouvidoria Geral” e “Denúncia”).

Carregando....