DiaaDiaES.com.br
O projeto “Curta em Casa Guaçuí” vai substituir a “Mostra de Vídeos Curtas Ambiental”. Foto: Divulgação

Guaçuí terá “Curta em Casa” no lugar da mostra de vídeos ambiental

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Mostra de Vídeos Curtas Ambiental de Guaçuí terá seu formato modificado. Ela será realizada por meio de live na internet, com o nome “Curta em Casa Guaçuí”.

A mostra, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Semcultes), sempre reuniu toda a comunidade escolar na produção dos vídeos, que abordavam determinado tema e eram exibidos no Teatro Municipal Fernando Torres.

No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que obriga a um distanciamento social, para evitar o contágio, não é permitida a aglomeração de pessoas em eventos.

“A nossa ideia, em primeiro lugar, é marcar a tradição na produção de vídeos pelos alunos de nossas escolas que aguardam ansiosamente por essa data e também abrir para toda a sociedade participar, já que será uma participação totalmente on-line, por meio da internet”, conta. “Tanto alunos como qualquer pessoa da sociedade vai poder produzir seu vídeo, se inscrever, concorrer a prêmios e, no dia 5 de junho, às 19 horas, os vídeos selecionados por uma comissão julgadora serão apresentados numa live transmitida pelas redes sociais da prefeitura”, completa a secretária.

Tema

Assim como na “Mostra de Vídeos”, no “Curta em Casa Guaçuí”, os participantes também terão que abordar um tema que, este ano, será “Pandemia: o novo Coronavírus e suas implicações num contexto socioeconômico e ambiental”.

A ideia é propor uma reflexão de qual tem sido o impacto no meio ambiente, de como as pessoas têm vivido e como nos relacionamos com essa pandemia e imaginamos que iremos agir após tudo isso acabar.

Poderão participar quaisquer alunos do 3º ao 9º ano, do ensino fundamental, e 1º ao 3º ano, do ensino médio, das escolas públicas municipal e estadual, escolas privadas, além da sociedade civil do município de Guaçuí (esta última, exclusivamente, na categoria vídeo formato livre).

As inscrições deverão ser feitas até o dia 29 de maio, pelo e-mail meioambiente.mostra2020@gmail.com.

Os vídeos serão divididos em quatro categorias: Melhor Vídeo em formato livre – escola e também exclusivamente para a sociedade civil –, Melhor Vídeo adaptado e Melhor Vídeo formato livre (veja detalhes abaixo e como devem ser enviados os trabalhos).

Com no máximo 2 minutos, os vídeos deverão ser produzidos utilizando dispositivo móvel de boa qualidade (celular), sempre na posição horizontal, em lugar com boa iluminação, possuindo conteúdo inédito (não pode ser reprodução ou cópia de algo já existente).

O formato do vídeo tem que ser em MP4, com qualidade acima de 480p (normalmente, essa já é a qualidade original do próprio dispositivo móvel).

Julgamento e premiação

Os vídeos serão pré-selecionados por uma comissão de jurados que irá obedecer os seguintes critérios: roteiro, edição e abordagem ao tema proposto. O julgamento final será realizado no próprio dia 5 de junho, durante a live, em evento (restrito) que será transmitido por meio eletrônico direto do Teatro Municipal Fernando Torres, apenas com a participação das pessoas envolvidas na organização e divulgação.

Apenas os vídeos da categoria de Melhor Vídeo alinhado ao tema serão avaliados pela Comissão de Jurados. Os outros serão julgados pela sociedade civil, por meio das redes sociais da Prefeitura de Guaçuí, no dia 5. Cada categoria terá como prêmio um smartphone, totalizando quatro aparelhos.

Categorias

Melhor Vídeo em formato livre (Escola)

Participante deverá criar e gravar um vídeo no formato que preferir, podendo usar apps para a criação desses vídeos, com efeitos especiais e trilha sonoras alinhadas ao tema proposto.
Duração máxima: 2 (dois) minutos
Nomear o arquivo a ser enviado da seguinte forma: videolivre_escola_nomeX
(Exemplo: Me chamo Maria e estudo na escola Salvador, então, o vídeo deverá ser enviado como: videolivre_salvador_Maria)

Melhor Vídeo Adaptado

Podendo ser:
• Paródia – participante deverá compor e gravar a paródia, fazendo uma reeleitura cômica de alguma composição literária ou musical devendo estar alinhada ao tema proposto.
• Meme – participante deverá criar e gravar um vídeo como forma de meme, descrevendo um conceito de imagem, vídeo ou gif’s relacionados ao humor que tem por objetivo se espalhar pela internet alinhados ao tema proposto.
• Poesia – participante deverá criar uma poesia inédita e gravar um vídeo recitando-a. Caso não desejar recitá-la, o autor da poesia poderá escolher alguém para recitar e gravar o vídeo.
Duração máxima: 2 (dois) minutos
Nomear o arquivo a ser enviado da seguinte forma: videoadaptado_escola_nomeX
(Exemplo: Me chamo Maria e estudo na escola Salvador, então, o vídeo deverá ser enviado como: videoadaptado_salvador_Maria)

Melhor Vídeo formato livre (Sociedade civil)

Exclusivamente para participação da sociedade civil, onde o participante deverá criar e gravar um vídeo no formato que preferir, podendo usar app’s para criação desses vídeos com efeitos especiais e trilha sonoras alinhadas ao tema proposto.
Duração máxima: 2 (dois) minutos
Nomear o arquivo a ser enviado da seguinte forma: videolivre_sociedade_nomeX
(Exemplo: Me chamo Maria, então, o vídeo deverá ser enviado como: videolivre_sociedade_Maria).

Melhor vídeo alinhado ao tema

Essa categoria de julgamento será realizado por meio das inscrições dos vídeos em formato livre, não precisando de novas inscrições para participar. Serão julgados por uma comissão de jurados.

Carregando....