fbpx
26.6 C
Vitória
domingo - 16 de fevereiro de 2020
DiaaDiaES.com.br
Grupo de turistas visitou a gruta Maria Drumond

Gruta de Rio Novo pode virar ponto turístico

 

A comunidade de Rio Novo do Sul sonha em transformar a Gruta Maria Drumond, que já foi point da cidade na década de 80, em um ponto turístico. Mas, desta vez, mais focada ao turismo de aventura e contemplação.

A proposta é do Rotary Club de Rio Novo, que adquiriu o espaço. Segundo o presidente Jairo Decoté, a meta é restaurar ao máximo a originalidade do ambiente e estimular o turismo, por meio de parceria com a prefeitura e a Associação Rionovense de Imigrantes Suíços.

“Nosso sonho é transformar a gruta em um ponto turístico, com realização de passeios, caminhadas. É um lugar muito gostoso, fresco. Só mantemos fechado para evitar o vandalismo e o uso de drogas, mas está disponível para visitação”, destacou Jairo Decoté.

A gruta Maria Drumond é uma das poucas cavernas ainda existentes na área urbana. Há 10 anos não há atividade no espaço, mas na década de 80 chegou a ser point da cidade, com discoteca e concurso de Garota Rio Novo.

De acordo com o pesquisador Ricardo Peixoto, a gruta recebeu o nome de uma mulher muito influente na sociedade que veio de Minas Gerais com o marido em 1880 e era dona daquelas terras.

“Ao chegar à Colônia de Rio Novo, ela fez uma promessa, que, caso prosperasse, construiria uma igreja, a Capela Nossa Senhora da Penha, situada ao lado da gruta”, explicou o pesquisador.

Na década de 80, a gruta recebeu intervenções, como a construção de banheiro, espaço para bar, escadaria e o nivelamento do salão principal com o objetivo de receber os eventos. Ganhou o nome de Gruta Dance.

A gruta fica fechada, mas a visita ao local pode ser agendada pelo telefone 28 99985-0462.

Carregando....