DiaaDiaES.com.br

Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro inicia o ‘Outubro Rosa’

Outubro Rosa: Três Perguntas (Foto: Casa Stúdio)

O Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI) e o Hospital Evangélico (HECI), deram início à campanha ‘Outubro Rosa’, mês de prevenção ao câncer de mama. Neste ano, junto com a Federação Brasileira de instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), a campanha faz três perguntas: Você tem observado sua mama? Você já marcou seus exames anuais? Você conhece seus fatores de risco?

Segundo dados do HECI, referência no tratamento oncológico clínico e cirúrgico em todo Sul do Estado, em 2019, 115 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama. De janeiro a setembro deste ano, foram 49 casos. A média mensal é de 15 mulheres que iniciam tratamento. Atualmente, são 706 mulheres em tratamento (quimioterapia e/ou hormonioterapia).

De acordo com a oncologista, Sabina Aleixo, as chances de cura são grandes quando o diagnóstico é feito precocemente. “Todo o tratamento é oferecido pelo Hospital em parceria com a Casa de Apoio, que se revela uma excelente aliada para as pacientes que fazem radioterapia, uma vez que as sessões costumam ser feitas diariamente”, disse Sabina.

A pandemia trouxe desafios, mas também oportunidades. Segundo Aleixo, neste ano será feita uma série de lives, o que possibilitará ao acesso das pessoas que moram fora do polo Cachoeiro, a participarem ouvindo profissionais capacitados sobre as atualizações e informações de qualidade com médicos e demais profissionais, podendo interagir com perguntas e comentários.

 Mamografia

Em 2020, a campanha ‘Outubro Rosa’ conseguiu, mais uma vez mobilizar a Sicoob Sul e suas agências, com inscrições para exames de mamografia gratuitos para as mulheres com mais de 50 anos.  A grande iniciativa oferecerá 1.000 mamografias e conta com a parceria do GAPCCI e o HECI na mobilização.

As inscrições são para todas as cidades com agência Sicoob Sul e o formulário deve ser preenchido até 8 de outubro de 2020. As inscrições também podem ser feitas no site da cooperativa.

Sabemos que a pandemia dificultou o acesso de muitas mulheres aos exames anuais. Por isso, pedimos que a colaboração na divulgação dessa ação entre todas as mulheres que você conhece! A inscrição pode ser encontrada no site.

 

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: