DiaaDiaES.com.br

Governo do ES vai recuperar estradas de 21 municípios do Sul

O Programa Caminhos do Campo, que promove a pavimentação de estradas rurais em todos os municípios do Estado, está retomando as obras de contenção dessas vias. Inicialmente, 44 trechos de estradas de 21 cidades do Sul capixaba vão receber o reparo asfáltico e de sinalização. O anúncio foi feito durante solenidade no Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim, na última quinta-feira (5).

“O governo volta a assumir a responsabilidade pela manutenção dessas vias tão importantes para o desenvolvimento rural do Estado”, apontou o subsecretário de Infraestrutura Rural, Rodrigo Vaccari.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, pontuou que as estradas do Caminhos do Campo ficaram abandonadas por quatro anos, mas que agora serão recuperadas. Cerca de 400 quilômetros de vias em quatro microrregiões do Espírito Santo vão receber as obras de conserva.

“Tem estrada que nem existe mais. Nós queremos melhorar esses acessos, é uma região turística, então melhorar aquela ponte e aquele asfalto é importante para todos”, reforçou Casagrande.

“Para o interior, principalmente, as melhorias em estradas são prioridade e compromisso com os produtores e famílias rurais”, disse o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Para que a retomada fosse possível, o Estado precisou licitar os serviços, um investimento de R$ 12 milhões para os seguintes municípios: Anchieta, Rio Novo do Sul, Alfredo Chaves, Itapemirim, Iconha, Castelo, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Apiacá, Jerônimo Monteiro, Vargem Alta, Atílio Vivácqua, Muqui, Bom Jesus do Norte, Alegre, Iúna, Ibatiba, Irupi, Muniz Freire, Guaçuí, Ibitirama e Dores do Rio Preto.

“Essa manutenção vem nos ajudar. Até então nós estávamos resolvendo os problemas de forma paliativa. Para nós é uma excelente oportunidade para que a gente continue desenvolvendo não apenas a cultura do café, mas também o turismo que está instalado nos sítios históricos da cidade”, destaca Ângelo Guarçoni, prefeito de Mimoso do Sul.

Maquinário

Na ocasião foram entregues ainda um caminhão carroceria de madeira, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, uma motoniveladora, um caminhão bitruck com baú refrigerado, um rolo compactador, um secador de café de 100 sacos e um caminhão truck com caçamba basculante. O investimento total em maquinário é de R$ 2.469.866,55, incluindo recursos do Estado e de emendas parlamentares.

Caminhão e trator entregue durante solenidade no Parque de Exposições de Cachoeiro. Foto: Hélio Filho/Secom

“Os maquinários ajudam a levar infraestrutura rural aos municípios, auxiliar a fazer barragem, barra seca, escoamento da produção, acertar uma estrada, então é o nosso olhar dentro do social para auxiliar o produtor rural dentro do ir e vir das estradas, melhorando a vida dos produtores e o comércio desses produtos”, ressalta Vaccari.

Os equipamentos agrícolas entregues ajudarão as prefeituras de Mimoso do Sul, Iconha, Conceição do Castelo, Alfredo Chaves, Anchieta e Castelo.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: