fbpx
20.1 C
Vitória
quinta-feira - 17 de outubro de 2019
DiaaDiaES.com.br
Foto: Prefeitura de Presidente Kennedy

Futuro da Bacia do Rio Itabapoana é debatido em Presidente Kennedy

A população que vive na área da Bacia do Rio Itabapoana está sendo convidada para participar na quinta-feira (1), em Presidente Kennedy, da oficina final do plano de ações para a bacia.

O evento, que acontece de 13 às 17h, na Seme III, é gratuito e está sendo organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana e Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

O comitê capixaba da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana foi criado no dia 5 de junho de 2017 e reúne os municípios de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, Muqui e Presidente Kennedy.

Também estão sendo convidadas para o evento instituições interessadas na gestão de recursos hídricos.

O objetivo da oficina final é apresentar à sociedade das bacias o plano de ações como resultado das contribuições da primeira oficina e abrir o debate sobre os atores responsáveis pela execução das ações.

O projeto Planos de Bacias está sendo desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Agerh, Instituto Jones dos Santos Neves, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e os comitês das bacias hidrográficas do Espírito Santo.

 

Planos de Bacias

 

O projeto Plano de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo teve início em 2017. Está dividido em três grandes etapas: Diagnóstico e Prognóstico; Enquadramento; e o Plano de Ações.

Na Fase A – Diagnóstico e Prognóstico das condições das águas, realizada em 2017, foi feito um levantamento de dados e informações sobre as águas das cinco bacias com o objetivo de compreender as relações de causa e efeito da situação atual/real e futura de qualidade e quantidade de água em cada bacia.

Na Fase B – Enquadramento, que está em fase de conclusão, será definido qual o nível de qualidade da água que cada trecho do rio deverá ter a partir da definição dos usos futuros (feito pelos membros dos CBHs e sociedade).

Na Fase C – Plano de Ações, que será concluída ainda em 2018, serão definidas as ações necessárias para alcançar as metas de qualidade e quantidade de água em cada bacia hidrográfica.

 

SERVIÇO

  • Oficina Final do Plano de Ações da bacia do Rio Itabapoana
  • Data: 01 de novembro de 2018
  • Horário: 13h às 17h
  • Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação III, Rua Átila Vivácqua, 261, Centro, Presidente Kennedy
Carregando....