DiaaDiaES.com.br
Nuvem em forma de funil avistada no céu. Foto: Internauta

Foto do dia: nuvem em forma de funil invade céu no Sul do Estado

Uma nuvem em formato de funil foi registrada no início da manhã desta segunda-feira (17) em fotos por diversos moradores do Sul do Espírito Santo, de cidades como Anchieta, Piúma, Marataízes e Iconha. A imagem acima foi enviada para a redação por um internauta.

A formação, que já podia ser vista por volta das 6h30, surpreendeu o piloto de parapente Everton dos Santos Gonçalves, de Vitória.

“Uma rara nuvem perfurada/Fallstreak hole hoje cedo. Possivelmente é a primeira vez registrada no Espírito Santo. Uma formação dessas é um grande buraco que pode aparecer em nuvens cirrocúmulos ou autocúmulos”, disse Everton.

De acordo com o coordenador de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, trata-se de um tipo especial de nuvem, a Autocumulus Stratiformis (Fallstreak).

“A perfuração da nuvem, associada a uma ‘palma’ ou ‘funil’, foi preenchida por cristais de gelo, que se formam quando a temperatura da água nas nuvens fica negativa. Dependendo do ângulo de obtenção da imagem, pode ser causado o efeito de iridescência, um fenômeno que apresenta reflexos brilhantes. Geralmente, as nuvens desse tipo apresentam-se expandidas em camadas, ou em lençol horizontal de grande extensão, muitas vezes com ondulações”, disse o meteorologista.

“Considerando a dinâmica da atmosfera, não é possível afirmar que seja um fenômeno raro, mas diferente de um outro tipo de nuvens do mesmo gênero como a Altocumulus Castellanus, a Altocumulus Stratiformis, registrada nas imagens, não está diretamente associada à formação de tempestades”, completa Hugo Ramos.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: