DiaaDiaES.com.br
Igreja das Neves, em Presidente Kennedy. Foto: PMPK

Festa das Neves de Presidente Kennedy será totalmente virtual

A tradicional Festa das Neves de Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Espírito Santo, será totalmente virtual por conta da pandemia do novo coronavírus. A orientação é que este ano os devotos não façam romaria até a Igreja das Neves, seguindo a recomendação de evitar aglomerações neste momento.

A paróquia prepara, em parceria com a prefeitura, toda a estrutura necessária para celebrar o dia 5 de agosto, Dia de Nossa Senhora das Neves, com uma missa às 6h.

Outras celebrações serão transmitidas pelo YouTube, no canal Paróquia das Neves – PK. A programação completa ainda não está disponível.

Patrimônio histórico

A Igreja de Nossa Senhora das Neves é Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo, e foi construída pelo Padre José de Anchieta, com mão de obra de escravos e índios puris e botocudos. A primeira igreja, de madeira, foi construída em 1581, na Planície de Muribeca, às margens do rio Itabapoana.

Após um incêndio, que destruiu o templo original, foi construída em 1694 a igreja atual, feita com pedra, barro, areia e óleo de baleia. Uma lenda quase contribuiu para o afundamento do altar da igreja tricentenária: haveria embaixo da fundação do local um tesouro, o que levou muitos a uma busca desenfreada. Sem tesouro, ficou apenas a depredação de um patrimônio artístico e histórico, que foi restaurado.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: