DiaaDiaES.com.br

Ferrovia e Porto Central em discussão hoje na feira

Importantes empreendimentos para o Espírito Santo, as construções do Porto Central e da Ferrovia Vitória x Rio (EF-118) vão ser debatidas nesta quinta-feira (30) no terceiro dia da Cachoeiro Stone Fair 2018, a Feira Internacional do Mármore e Granito.

O evento, realizado pela Milanez & Milaneze, com apoio do Sindirochas e Cetemag, segue até sexta (31) no parque de exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, com a presença de 180 expositores de máquinas, equipamentos, rochas, insumos e serviços do setor de rochas ornamentais.

Participarão do debate, que acontecerá no auditório da feira, a partir de 16 horas, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Porto Central.

Com um investimento de R$ 3 bilhões na primeira fase do projeto, o Porto Central vai ocupar uma área equivalente a 2 mil campos de futebol em Presidente Kennedy, com a geração de quase 5 mil empregos. Recentemente, o Ibama liberou a licença de instalação para início das obras.

Já a Ferrovia EF-118 vai movimentar um investimento estimado em R$ 4,8 bilhões, porém o projeto sofreu um revés.

É que a proposta inicial era que a Vale construísse o trecho da EF-118 entre a capital e Presidente Kennedy como contrapartida pela renovação da concessão da estrada de ferro Vitória-Minas. Só que a União decidiu utilizar a contrapartida para construir a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), ligando Água Boa (MT) a Campinorte (GO).

Contra essa medida da União, o Estado entrou com ação na Justiça. E, na semana passada, um grupo de prefeitos da Região Sul decidiu unir forças ao governo para tentar garantir que o recurso fique no Espírito Santo.

Outros eventos vão acontecer hoje na feira: às 15 horas será o lançamento do livro Marmoraria, de Sérgio Roberto Calheira Miranda, também no auditório da feira; e às 17 horas haverá palestra sobre o processo de desgaste em ferramentas diamantadas, com Cássio Santos Carvalho, às 17h, no auditório do Sesi Senai.

Às 18 horas, haverá premiação do concurso cultural da Academia das Rochas, que vai apresentar as melhores fotografias de obras feitas pelas marmorarias a partir de mármore e granito.

 

PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA

 

14h – Início de visitação dos stands

15h – Lançamento do livro: Marmoraria
Sérgio Roberto Calheira Miranda

16h – Apresentação de projetos de infraestrutura para a Região Sul
ANTT e Porto Central

17h – Processo de Desgaste em Ferramentas Diamantadas: Uma visão científica
Cassio Santos Carvalho – Auditório Sesi Senai – Pavilhão 4 – stand E10/11

18h – Premiação Concurso Cultural – Academia das Rochas
Stand Abirochas – Pavihão 1 – stand 105/109

20h – Encerramento da visitação dos stands (acesso ao público até as 19h)

Carregando....