DiaaDiaES.com.br

Ex-combatente Camilo Cola é homenageado pelo Exército

O empresário Camilo Cola foi homenageado pelo 38º Batalhão de Infantaria do Exército no último domingo (26), na Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, em razão de seu aniversário de 97 anos. Muita gente não sabe, mas o comendador integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB), onde ocupou o posto de 2º tenente e lutou na 2ª Guerra Mundial.

A homenagem foi proposta pelo coronel Marcelo Alves Pinto, comandante do 38º BI – Batalhão Tibúrcio, que entregou a Camilo Cola um certificado de 97 anos marcados na memória. O ex-combatente vestiu farda, usou máscara de proteção contra o coronavírus e se emocionou com a homenagem. Os militares também tocaram “Parabéns pra você”.

O Espírito Santo enviou 345 combatentes da FEB para a Itália, entre eles Camilo Cola. Destes, 12 deles não voltaram. O Brasil lutou ao lado dos países aliados – encabeçados por Estados Unidos, União Soviética, França e Inglaterra – com um total de 25.334 soldados. Os pracinhas entraram para a história após expulsarem os alemães de Monte Castello, no Norte da Itália, em 1945.

Certificado que Camilo Cola recebeu do Exército. Foto: Divulgação

O ex-combatente atirador Camilo Cola guarda em seu acervo particular, em Cachoeiro de Itapemirim, objetos da época da guerra, como capacetes, facas, granada de mão, fotos, lata de suprimentos, entre outras recordações.

Fotos do acervo

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: