DiaaDiaES.com.br
Programa de estágio (Foto: Divulgação)

Estudantes destacam a importância do estágio para o futuro profissional

Na última terça-feira (18), foi comemorado o Dia do Estagiário e para milhares de jovens no Brasil, o estágio é o primeiro passo rumo à vida profissional, e é quando o estudante tem a oportunidade de ter contato com o mundo do trabalho, integrando o aprendizado da sala de aula à prática empresarial e desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais.

Estagiários da BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, presente em Cachoeiro de Itapemirim e em mais de outros 100 municípios brasileiros, falam da importância de participar de um programa de estágio.

Gabriel Vargas Fraga, 26 anos, está no último período de Engenharia Mecânica, que cursa no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e, desde julho do ano passado, estagia na área de Eletromecânica da concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim. “Na faculdade, sabemos a teoria, mas não a prática. Por isso, estagiar numa grande empresa permite ver e aprender como funciona o dia a dia de um profissional da área. No meu estágio, fui muito bem acolhido por todos e estou aprendendo bastante, tanto que o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está relacionado às atividades da BRK Ambiental”.

Cursando atualmente o penúltimo período de Ciências Biológicas na Unip, Marcelly Thainna Decothe Silva, 24 anos, foi aprovada no Programa de Estágio da BRK Ambiental de 2019. O aprendizado no estágio no Laboratório da Qualidade, iniciado em fevereiro do ano passado, ela vê como um diferencial competitivo e que vai agregar muito ao seu currículo. “Nem todos os estudantes têm a oportunidade de ter acesso à prática durante a sua formação acadêmica, o que é enriquecedor, sem falar do aprendizado dos processos no dia a dia. No Laboratório, tudo é muito novo e completo, um mundo que a gente só ouviu falar nos livros”, afirma.

Programa de estágio

“Sabemos do papel da BRK Ambiental como uma marca empregadora e que forma profissionais, desenvolve pessoas e revela talentos em Cachoeiro de Itapemirim. Com cada estagiário, temos o compromisso com a sua formação como futuro profissional, atuando para que ele esteja preparado para o mercado de trabalho. Na concessionária, ele conhece o negócio do saneamento, as tecnologias e as ferramentas de trabalho empregadas no setor e, havendo vaga, buscamos efetivar a contratação”, afirma Bruno Ravaglia, diretor da BRK Ambiental.

O Programa de Estágio da BRK Ambiental, realizado anualmente, possibilita que os estudantes conheçam as melhores soluções de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, sistemas que contribuem diretamente com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Assim que chegam à empresa, os aprovados no Programa de Estágio passam por um programa de capacitação. Durante o tempo em que fazem parte da equipe, têm a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, conhecer as ferramentas de trabalho e as atividades diárias, com o acompanhamento de profissionais experientes, além de terem acesso a treinamentos formais, ações que serão fundamentais para a sua carreira.

As inscrições para o Programa de Estágio 2021 serão abertas em breve. As informações serão divulgadas nas redes sociais e no site da empresa. Segundo o diretor Bruno Ravaglia, a BRK acredita que o saneamento básico é capaz de transformar a vida das pessoas, sendo este um aspecto norteador do programa, que busca estudantes que tenham afinidade e engajamento com esse propósito.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: