qui 25/abril/2024 06:35
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Estado vai ganhar centro de monitoramento e sistema de alerta integrado para evitar desastres

Andréia Pegoretti

Duas ações anunciadas pelo governo do Estado prometem prevenir e amenizar os efeitos causados pelos desastres naturais, como as enchentes provocadas por temporais, as destruições por chuvas do granizo, os vendavais, as estiagens e os deslizamentos de terra, ocorrências que atingem com frequência os municípios do Sul do Espírito Santo.

Com um investimento de R$ 56 milhões, o Executivo capixaba vai criar o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGRD), cuja proposta é mudar o patamar de prevenção desses desastres. O novo projeto foi detalhado pelo governador Renato Casagrande, ao assinar também o decreto que marca o lançamento do sistema “Alerta!”. Nesta segunda iniciativa, o objetivo é unificar as bases de dados hidrometeorológicas, permitindo aos gestores mais informações nas tomadas de decisões para enfrentar os riscos de desastres. A previsão é que essa estrutura inicie a operação em no máximo dois anos.

Tanto o Alerta! quanto o CIRGR foram anunciados durante o 8º Seminário Capixaba de Prevenção de Riscos e Desastres, evento realizado pela Defesa Civil Estadual na última sexta-feira (8). As ações estão contempladas no Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, viabilizado por contrato entre o governo e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

“Esse Centro vai estar integrado às Defesas Civis de cada município, à Defesa Civil Nacional, além das informações de estações meteorológicas e hidrometeorológicas que nós temos hoje no Estado. Vamos captar todas as informações e teremos capacidade de alertar a população para diminuir ou evitar os riscos”, afirmou Casagrande.

A estrutura que abrigará o CIGRD será construída no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória. “Vai contar com tecnologia de ponta, em que serão processadas todas as informações e onde todas as ações que os órgãos públicos deverão tomar vão ser decididas”, completou Casagrande.

Segundo o governo, a implantação seguirá os moldes dos grandes centros de referência em gestão de desastre, como o Centro de Operações em Emergência de Louisiana e da Flórida, nos Estados Unidos. O complexo ficará numa área em torno de 1,5 mil metros quadrados, distribuída em quatro pavimentos e promoverá os seguintes serviços: monitoramento 24 horas, sete dias por semana; emissão de alertas; gerenciamento de riscos; gerenciamento de desastres; e capacitação.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Cerqueira, falou da importância de estar passos adiantes da prevenção de riscos. “O tempo reduzido de atendimento é fundamental na hora dos desastres.”

Alerta!” para o ES

Já o “Alerta!” vai unificar as bases de dados hidrometeorológicas contidas em várias instituições públicas capixabas. A ferramenta possibilitará aos gestores atuarem de forma mais assertiva na tomada de decisões para enfrentar os riscos de desastre no Espírito Santo.

A estrutura integrada vai convergir planejamento, ordenação e análise das informações de mapeamento, monitoramento, previsão e alerta de variáveis meteorológicas, hidrológicas, geológicas e oceanográficas, bem como outras informações técnico-científicas do meio físico.

Vai atuar nas ações de monitoramento, que se caracterizem como riscos e ameaças de desastre, fornecendo, na iminência, durante e após a ocorrência de eventos, informações para a tomada de decisões.

“O ‘Alerta!’ será mais rápido e mais exato. Teremos condições de alertar uma região de forma mais exata pelo nível de informação que teremos e pela capacidade de processamento [de informações]. As Defesas Civis dos municípios, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros também serão alertados com mais rapidez e precisão. Saberemos a velocidade do vento, se virá chuva ou não, então teremos capacidade de estar, de forma muito rápida, tomando medidas para evitar ou diminuir os riscos à vida e ao patrimônio”, pontuou o governador Renato Casagrande.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel André Có, lembrou a importância das duas ações. “É um complexo robusto para o nosso Estado. A informação vai chegar mais rápido para a população e vamos fazer análise mais pontual. O sistema vai ter um tempo mais eficiente. Os bancos de dados de mapeamento de área de risco estão prontos e temos as previsões meteorológicas. Vai ser importante para adiantar e precisar a ocorrência de desastres. Temos o Estado todo mapeado na questão das áreas de risco e o monitoramento é feito pelo município”.

Segundo o coronel, o sistema “Alerta!” já está pronto para receber as informações que vão chegar quando a rede estiver completa. “As ações estão sendo tomadas, o site está no ar e vamos começar a alimentar”, assegurou.

 

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais