DiaaDiaES.com.br
Foto ilustrativa: Freepik

Estado autoriza volta às aulas presenciais nas escolas em 5 de outubro

O governo do Espírito Santo anunciou nesta sexta-feira (25) a retomada das aulas presenciais a partir do dia 5 de outubro para os alunos do ensino fundamental 1 e 2. A decisão vale para escolas particulares e municipais, nas cidades classificadas em baixo risco de contaminação da Covid-19. Também ficou autorizado o retorno do ensino médio presencial nas escolas particulares na mesma data.

Já o retorno às aulas presenciais na rede estadual acontecerá por etapas, começando pelo ensino médio, a partir do dia 13 de outubro.

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande e pelos secretários Nésio Fernandes (Saúde) e Vitor de Angelo (Educação) durante coletiva de imprensa.

Segundo Casagrande, cada escola poderá decidir como e quando será o retorno dos alunos.

“A partir do dia 5 de outubro estamos retirando as restrições para a educação fundamental dos municípios e da rede privada. Os municípios que quiserem retomar com atividades presenciais podem retomar”, disse Casagrande.

Sobre a educação infantil, o governo do Estado deve publicar na próxima terça-feira (29) uma portaria com o protocolo para o retorno das atividades.

“Autorizaremos a partir de 5 de outubro as atividades com atendimento em pequenos grupos ou individualmente. O protocolo vai dizer como será isso. Será válido para creche e pré-escola”, explicou o governador.

O secretário Vitor de Angelo disse que as escolas continuarão a ofertar o ensino on-line ou híbrido. Deve também acontecer revezamento de alunos nas salas de aula, além de respeito ao protocolo de higienização e distanciamento social.

Atividades remotas

Ainda segundo Vitor de Angelo, os pais vão poder optar se deixarão ou não deixarão os filhos irem à escola para aulas presenciais. Profissionais da área da educação e estudantes com comorbidades poderão seguir com atividades remotas.

“Quem não quiser levar o filho a sua escola estará autorizado a não fazê-lo. Em conversas com o Ministério Público e Defensoria Pública, pactuamos essa condição, o direito das famílias – e isso não vale apenas para a rede pública estadual, vale também para as redes públicas municipais e rede particular – que entenderem, por qualquer razão, que seus filhos não devem retornar à escola, essas famílias vão continuar com seus filhos em casa com as atividades remotas”, disse Vitor de Angelo.

O secretário acredita que em seis semanas todos os alunos de ensino fundamental 1 e 2 e médio que retornarem terão cumprido a rotina de ir à escola pelo menos uma vez para a aula presencial. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) fará uma avaliação a cada 15 dias para identificar as condições desse retorno.

Na escola, alunos e profissionais terão a temperatura aferida todos os dias na entrada para as aulas presenciais.

Segundo Vitor de Angelo, R$ 12 milhões foram repassados às escolas estaduais para se adaptarem ao protocolo de biossegurança, sinalizando os ambientes escolares e colocando à disposição de alunos e profissionais o material de higiene necessário, como álcool em gel, sabonetes, máscaras e equipamentos para uso de álcool em gel, como totens.

O secretário Nésio Fernandes deixou claro que a retomada das aulas está sendo possível graças à melhora no quadro geral da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo, com queda no número de óbitos ao longo de 12 semanas.

Ao ser questionado sobre o aumento na taxa de transmissão da Covid-19, ele descartou que o Estado esteja vivendo uma segunda onda de casos.

“Não estamos vivendo segunda onda de casos. Enquanto tivermos baixos óbitos e baixa pressão hospitalar, isso é uma virtude”, disse Nésio.

Calendário

• Rede municipal (a partir do dia 13/10): municípios que quiserem retornar com as atividades, ensino fundamental 1 e 2

• Ensino privado (a partir de 05/10): ensino fundamental 1, 2 e o ensino médio

• Rede estadual: (a partir de 13/10): ensino médio

• Educação infantil: (a partir do dia 05/10): protocolo com detalhes será publicado na próxima terça-feira (29)

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: